Semed aplica avaliação de fluência em leitura aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental

A temporada de testes iniciou na segunda-feira (16) e segue até o dia 27 de agosto, em todas as 69 escolas municipais de ensino fundamental.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá chama todos os estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Educação para participarem da Avaliação de Fluência em Leitura. O exame é importante, pois tem o objetivo de aferir o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem aprendizagem do código alfabético da língua portuguesa, aspecto essencial para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.

A temporada de testes iniciou na segunda-feira (16) e segue até o dia 27 de agosto, em todas as 69 escolas municipais de ensino fundamental. Cerca de 4.600 alunos da área urbana e 237 da zona rural devem passar pela avaliação nos próximos dias.

Os dados obtidos através do exame vão embasar as metodologias pedagógicas necessárias para que Macapá alcance a principal meta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que estabelece que toda criança brasileira de até 8 anos de idade deve estar alfabetizada.

CONFIRA AQUI O CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM CADA ESCOLA.

A pandemia causada pelo coronavírus afastou os estudantes da sala de aula em 2020. Neste ano, com a reabertura das escolas municipais promovida pela prefeitura, e essencial a participação de todos os alunos do 2º ano do ensino fundamental neste processo.

“Nossa intenção é realizar mudanças radicais na forma como a Educação é pensada e implementada em Macapá, mas para isso nós precisamos nos basear em dados. Então nós pedimos aos pais que levem seus filhos para passarem por este processo avaliativo, pois isso vai nos possibilitar fazer as adequações que são necessárias pra elevar os índices de alfabetização na capital”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

A avaliação é composta por 3 itens: grupo de palavras que existem no dicionário; grupo de pseudopalavras, ou seja, palavras inventadas; e um texto narrativo. A leitura é feita pelo estudante durante um tempo predeterminado. O áudio é registrado pelo aplicador em um aplicativo para celular.