Semas promove oficina de arte e criatividade para o público da terceira idade de Macapá

Cerca de 12 pessoas participaram do curso.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Assistência Social

Aposentado, Francisco Araújo da Paixão, 77 anos, participou da oficina | Foto: Layse Gonçalves/Semas

Idosos atendidos pelo Serviço de Proteção a Famílias e Indivíduos (Paefi), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade, participaram nesta quinta-feira (20), da oficina de arte e criatividade. A atividade busca promover a elevação da auto-estima dos idosos, fortalecendo vínculos familiares e sociais através da arte. Cerca de 12 pessoas participaram do curso.

A oficina faz parte do projeto de intervenção da estagiária Denise Rosa, que também é artesã, e tem sensibilidade para trabalhar com público da terceira idade. “A motivação surgiu após uma visita domiciliar da estudante até a residência de uma idosa, na qual avaliamos como potencialidade a capacidade de facilitar uma oficina de trabalhos manuais. Hoje, a idosa ministra o curso, ou seja, tudo o que ela precisava era apenas de uma oportunidade de se sentir útil e elevar sua autoestima”, explica a Técnica do Paefi, Luciana Del Castillo.

Para o aposentado, Francisco Araújo da Paixão, de 77 anos, que participou pela primeira vez da atividade, o exercício é uma forma de ocupação e distração. “Minha rotina é ficar em casa e quando fui chamado para participar da oficina fiquei bastante feliz. É uma forma de aproveitar o tempo e com certeza voltarei outras vezes”, diz.

Oficina faz parte dos projetos desenvolvidos no Creas | Foto: Layse Gonçalves/Semas

A titular da Secretaria de Assistência Social (Semas), Rayssa Furlan, esteve presente e destacou a excelência do trabalho executado. “É importante ressaltar que a oficina é uma das formas de garantir ao idoso o direito ao lazer, o acesso à cultura, a convivência familiar e comunitária, principalmente, por conta do contexto de saúde em que foi necessário o isolamento social para a proteção de todos”, destaca.

Serviço
O Creas Liberdade fica localizado na rua Mato Grosso, n° 635, no bairro Pacoval e atende crianças, jovens, adultos e idosos que passaram por alguma violação de direitos e se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

No espaço as pessoas são acompanhadas por uma equipe multiprofissional composta de assistente social, psicólogas, terapeuta ocupacional, educador social e pedagogo e recebem atendimentos individuais, grupais, visita domiciliar, atividades coletivas, entre outros.