Em Macapá, crianças em vulnerabilidade social são atendidas pelo Cras Amor e recebem serviço de saúde

Consulta com pediatra, nutricionista, vacinação, rodas de conversa, educador físico, brincadeiras e lanches reforçaram a diversão e cuidado com os pequenos.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Assistência Social

Doméstica Diraci Rodrigues levou os filhos para consulta | Foto: Ana Cleide Torres/Semas

Em comemoração ao mês das crianças, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu uma série de atendimentos de saúde e lazer. A atividade aconteceu nesta sexta-feira (21), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, localizado na zona norte de Macapá, e foi direcionada às crianças em vulnerabilidade social de Macapá.

A ação ofertou consulta com pediatra, nutricionista, vacinação, rodas de conversa, atividades com educador físico, brincadeiras e lanches que reforçaram a diversão e cuidado com os pequenos.

Para a titular da Semas, Rayssa Furlan, o trabalho executado é essencial para conhecer de perto a necessidade de cada família e proporcionar um acompanhamento adequado. “Esse é um momento de descontração para criançada, que possibilita um momento de cuidado com a saúde das crianças. Nosso objetivo é facilitar e estimular que pais e responsáveis estejam presentes em todas as atividades executadas nos equipamentos geridos pela Semas”, destaca.   

Para a doméstica Diraci Rodrigues, de 37 anos, a iniciativa facilitou o acesso para atualização da carteira de vacinação dos filhos. “Trouxe meus três filhos para consulta e vacinação. Para a gente que mora longe fica difícil fazer isso e hoje tive essa oportunidade. Sempre que tem essas ações eu participo”, conta.

Caroline Gonçalves levou as filhas para receber os atendimentos de saúde | Ana Cleide Torres/Semas

Caroline Gonçalves, de 23 anos, também aproveitou os serviços ofertados perto da sua residência. Ela conta que participou da ação para trabalhar a prevenção das filhas. “Sempre busco estar em dia com a saúde das minhas filhas, ainda mais com tantas doenças aparecendo. Essa também é uma oportunidade de entretenimento para elas”, diz.

O Cras é o equipamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é responsável por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.