Semana Macapá Saudável: nutricionistas orientam população para uma alimentação adequada e acessível

Palestras, saúde bucal, mesas expositivas para escolha de alimentos, oferta de exames, consulta nutricional e consulta médica fazem parte da programação.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Nesta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Alimentação e Nutrição e as áreas técnicas da Atenção Básica, realizaram a programação de abertura da ação Macapá Saudável, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação. A atividade iniciou na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Nova e irá percorrer outros pontos da cidade durante a semana.

Palestras sobre alimentação saudável, saúde bucal, mesas expositivas para escolha de alimentos, oferta de exames, consulta nutricional, consulta médica, fazem parte dos serviços disponibilizados à população.

“Em todas as unidades básicas de saúde é possível receber atendimentos com nutricionistas. O profissional orienta a população sobre como manter uma alimentação adequada e acessível. A consulta busca prevenir problemas graves de saúde e explicar para as pessoas como aproveitar certos alimentos, reduzindo o desperdício e colaborando com o quadro da alimentação mundial”, destacou a titular da Semsa, Karlene Lamberg.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro e objetiva criar uma reflexão sobre o quadro atual da alimentação mundial.  Segundo a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em Macapá existe baixo índice no consumo de alimentos como carne, verduras e legumes.

De acordo com a chefe da Divisão de Alimentação e Nutrição, Olga Jesus, a atividade faz um alerta à população para prevenção de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes.

“Por meio das palestras buscamos incentivar as pessoas a consumirem verduras e legumes. Como substituir alimentos caros e ter uma alimentação saudável, baseada também na atividade física. O importante é passar as informações e prevenir doenças”, explicou Olga.

Confira as próximas ações da Semana Macapá Saudável
20/10 – 8h às 12h, UBS Marabaixo
21/10 – 8h às 11h, Feira Maluca
22/10 – 8h às 12h, UBS Marcelo Cândia

Serviços:
Palestra sobre alimentação saudável;
Mesa expositiva sobre alimentos saudáveis para estimular o consumo de frutas, verduras e legumes;
Avaliação Nutricional.