Semana Macapá Saudável estimula população a escolhas alimentares conscientes

Como parte das programações da Semana Macapá Saudável, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na UBS Marabaixo e Policlínica da Unifap um dia para a promoção da alimentação saudável e estímulo de atividades físicas, alertando os usuários sobre os riscos do excesso de peso e da obesidade em todas as faixas etárias. Os participantes realizaram aferição de pressão arterial e avaliação nutricional, além de assistir a demonstrações de como montar o prato adequado e os alimentos que prejudicam a saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa de Nutrição e Alimentação, Olga Monteiro, a atividade, além de promover saúde, sensibiliza os participantes a adotarem hábitos mais saudáveis. “Hoje estamos incentivando os usuários a fazerem a escolha certa na hora de montar o prato, mostrando a gama de opções que trazem benefícios para a saúde e as substituições que podem ser feitas nas refeições. O número de pessoas obesas tem crescido, o que nos preocupa, pois, junto da obesidade, várias outras doenças como a hipertensão e diabetes se desenvolvem”.

O evento faz parte das ações de prevenção e controle do excesso de peso e da obesidade no município de Macapá. Atualmente, a doença é considerada um problema de saúde pública; 52% da população está com sobrepeso e 18% em situação de obesidade. “Na orientação nutricional foi apontado o sobrepeso do meu filho [10 anos], e a causa é a quantidade de alimentos processados que ele consome em casa. Agora, a família terá que adotar outro tipo de alimentação”, comentou a professora Raquel Oliveira.

A obesidade é decorrente do acúmulo de gordura no organismo e está associada a riscos à saúde devida à sua relação com várias complicações metabólicas, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Os estilos de vida saudável com prática de atividades físicas e alimentação equilibrada são formas de evitar a obesidade.

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa