Semana do Trânsito da CTMac conscientiza macapaenses sobre cuidados e práticas seguras

Durante toda a semana uma extensa programação voltada à prevenção e educação direcionada a hábitos e práticas seguras nas ruas e avenidas de Macapá.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

No sábado (25) a Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), comemora o Dia Nacional de Trânsito. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas para os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.

Durante toda a semana a CTMac realizou uma extensa programação voltada à prevenção e educação direcionada a hábitos e práticas seguras nas ruas e avenidas de Macapá.

Na sexta-feira (24), último dia de ação, a Companhia de Trânsito e Transporte realizou uma blitz repressiva, como forma de fiscalização eficaz contra infrações e preventiva, com a meta de evitar transtornos e acidentes.

A ação aconteceu na orla da cidade e os agentes abordaram condutores e retiraram das ruas motoristas infratores, uma medida que evita consequências graves para cidadãos.

Segundo o diretor-presidente da CTMac, a blitz repressiva é vista por algumas pessoas como uma ação punitiva, no entanto, a prática é realizada com o intuito de garantir que todos tenham um trânsito seguro, sem acidentes.

“Nosso trabalho é muito importante e para que seja realizado com sucesso eu solicito a ajuda da população, não divulgando em redes sociais onde acontecem as blitz, pois isso pode dar oportunidade para que condutores irregulares ou fugitivos aproveitem para desviar da operação”, ressalta o gestor.

“A maioria dos condutores parados durante a blitz estavam de acordo com as regras, mas encontramos algumas irregularidades, como falta da Carteira Nacional de Habilitação e documentação atrasada”, explica a agente de trânsito, Brasil.

Seu Manoel Jesus é um condutor consciente, para ele, as blitz, principalmente as realizadas de madrugada, são benéficas.

“Tenho filhos adolescentes que saem para aproveitar a noite e me tranquilizo quando meu filho diz que vai de transporte de aplicativo, evitando assim ser parado na blitz. Isso prova que os jovens estão respeitando o trânsito e quando saem para se divertir evitam dirigir. Parabéns aos órgãos competentes”, diz o condutor.

As blitz contaram também com a participação da  Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:
– Não dirigir alcoolizado;
– Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa a rua;
– Não ultrapassar o limite de velocidade;
– Usar sempre o cinto de segurança;
– Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
– Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.

Dia Nacional do Trânsito
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. A fim de conscientizar os condutores e população em geral, todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).