Semana do Aleitamento Materno e do Bebê termina com programação cultural em praça da capital

A Semana do Aleitamento Materno e do Bebê encerrou no fim de semana com uma vasta programação cultural na Praça Floriano Peixoto, no Centro da capital. Durante toda a tarde, mamães e bebês participaram de rodas de conversa, orientações nutricionais, assistiram a peças teatrais, contação de histórias, apresentações musicais, além do tradicional mamaço, momento em que as mães amamentaram seus filhos simultaneamente.

A campanha, que teve como tema Aleitamento materno: a base da vida, aconteceu durante uma semana nas Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais e no Centro de Referência de Assistência Social, buscando reforçar e incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e incentivando os pais e profissionais da saúde para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. 

 

Para estimular a prática, não somente no período da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde realiza orientações sobre aleitamento durante o pré-natal, que é feito nas UBS’s. “A campanha acontece para reforçar a importância do aleitamento, mas durante todo o ano a mãe que tiver dificuldade para amamentar pode buscar ajuda em qualquer unidade de saúde. É importante que ela não desista de amamentar o filho, pois a prática só traz benefícios para os dois”, disse a coordenadora de Saúde da Criança, Raphaela Chaves.

 

No espaço de leitura, montado pela Secretaria de Educação, as crianças maiores tiveram contato com livros que estimulam a alimentação saudável, essencial para um bom crescimento e, muitas vezes, uma tarefa difícil para algumas famílias. A técnica de enfermagem Andreia Santos é mãe da Beatriz, 2 anos, e do pequeno Arthur, 4 meses, e se divide em introduzir alimentos saudáveis para a filha e amamentar Arthur. “É muito interessante esse estímulo por meio da leitura, que do meu ponto de vista atrai mais a atenção das crianças. Eu me desdobro para incentivar a Bia a uma alimentação saudável, porque sei que isso será determinante no crescimento dela”, informou Andréia. 

 

Benefícios da amamentação

 

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o seu filho. Até os 6 meses de vida o bebê não precisa de outro alimento. A criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. A digestão do leite materno é mais fácil, isso diminui as chances do bebê sofrer enjoos e cólicas. O leite materno previne infecções, obesidade, colesterol alto e diabete. Bebês que se alimentam apenas com leite materno estão menos suscetíveis a alergias. Amamentar também traz benefícios para a mãe, prevenindo hemorragias internas no pós-parto, além de reduzir os riscos de câncer de mama e do ovário. 

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa 

 

 

 

Fotos: Nayana Magalhães