‘Semana de Valorização da Pessoa Idosa’ terá ações de saúde e culturais em Macapá; veja programação

Ações marcam o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro.

Por Loiana Matos - Secretaria Municipal de Comunicação

Programação valoriza a autoestima, saúde e o papel do idoso na sociedade | Foto: Arquivo/PMM

Mostrar uma perspectiva de vida e de envelhecimento ativo, valorizando a existência dos idosos como parte da sociedade é o objetivo da “Semana de Valorização da Pessoa Idosa”, promovida pela Prefeitura de Macapá nos dias 21 a 30 de setembro.

Durante a programação, serão ofertados atendimento médico, psicológico, oficinas, peça teatral e várias atividades como corte de cabelo, massagem, exposições de calçados apropriados a pessoa idosa, maquiagem, recreação de integração com sorteios de brindes, entre outros. A iniciativa é uma homenagem ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.

“A gente chama a sociedade para uma reflexão: de que maneira nós estamos cuidando, inserindo e valorizando as pessoas idosas. Ao mesmo tempo, buscamos inseri-los como participantes da Semana de Valorização, para que eles se mostrem e se manifestem”, reforçou o coordenador municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência e Idosos, Ruan Linconl.

Debater a situação da violência contra este público, também é o intuito do evento que contará com a participação da Delegacia Especializada Contra a Violência a Pessoa Idosa, Ministério Público e a Associação Padre Luigi Brusadelle.

Semana de Valorização da Pessoa Idosa busca conscientizar sobre a participação desse público na sociedade | Foto: Arquivo/PMM

As atividades estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, (SemDH), por meio da Coordenadoria Geral de Pessoas com Deficiência e Idosos, com a participação do Serviço Social do Comércio (Sesc-AP) e Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI). E conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas).

Nos dias 21 e 22, a programação contará com a oficina “Equidade Digital – Pessoas idosas, Tecnologia e Segurança” e para participar é necessário se inscrever pelo número (96) 9906-0611. As vagas são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de setembro. Para as demais atividades, basta o interessado comparecer ao local.

No dia 23, terá a apresentação Teatral “O Velho Sonhador”, onde serão tratados temas como: suicídio, sonhos, perspectiva de vida, respeito e vivências de pessoas idosas. No dia 28 acontece a apresentação do vídeo dos 30 anos do grupo “Alegria de Viver” e a formação do painel de debates, com o tema: “O impacto da violência no processo de envelhecimento da pessoa idosa”.

No dia 29 vai ter muita dança com a “Oficina de Ritmos” do Sesc, além de feira de serviços com comercializações e exposições de produtos de cuidados e embelezamento voltados para o processo de envelhecimento. A programação encerra com um baile com música ao vivo, para incentivar a socialização dos participantes.

Confira a programação da Semana de Valorização da Pessoa Idosa em Macapá:

Dias 21 e 22 de setembro
Oficina “Equidade Digital – Pessoas idosas, Tecnologia e Segurança”
Hora: 14h às 18h
Local: auditório da Universidade Estadual do Amapá (Ueap)

Dia 23 de setembro
Apresentação teatral “O Velho Sonhador”, com os temas: suicídio, sonhos, perspectiva de vida, respeito e vivências de pessoas idosas na sociedade contemporânea
Hora: 18h às 19h
Local: auditório principal da Ueap

Dia 28 de setembro
Abertura da Semana do Idoso com celebração dos 30 anos do grupo “Alegria de Viver” e a formação do painel de debate
Hora: 16h
Local: Sesc Araxá

Dia 29 de setembro
Oferta de serviços sociais, de beleza, saúde e bem-estar
Hora: 16h
Local: Sesc Araxá

Dia 30 de setembro
Encerramento com o “Baile dos idosos”
Hora: 18h às 00h
Local: Restaurante Sesc Centro