‘Semana de Valorização da Pessoa Idosa’ oferta ação de saúde, dança e feira em Macapá

Programação teve a participação de mais de 30 idosos.

Por Wellington Barros* - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Serviços de saúde oferecidos pela Semsa e Sesc/AP | Foto: Wellington Barros/PMM

Mais de 30 idosos participaram da programação da ‘Semana de Conscientização e Valorização da Pessoa Idosa’ desta quinta-feira (29). A iniciativa trouxe ação de saúde, dança e feira para celebrar a importância da terceira idade. As atividades são realizadas pelo Serviço Social do Comércio no Amapá (Sesc/AP), em parceria com a Prefeitura de Macapá.

Durante a ação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertou vacinação contra Covid-19, influenza, febre amarela, meningocócica c, tríplice viral e hepatite. Outros serviços foram oferecidos pelo Sesc, como massagens, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

A programação contou ainda com a “Oficina de Ritmos” do Sesc, que deseja estimular a prática de atividades físicas e bem-estar através da dança. Além da feira de serviços com comercializações e exposições de produtos alimentares, artesanato, medicinais e de cuidados e embelezamento voltados para o processo de envelhecimento.

Idosas do grupo ‘Alegria de Viver’ participando da oficina de ritmos | Foto: Wellington Barros/PMM

A professora aposentada Alderinda da Silva do Nascimento, de 82 anos, comentou a importância da atividade para os idosos. “Está sendo maravilhoso participar desse evento. Na abertura tivemos uma palestra muito boa e hoje temos essa grande feira com serviços de saúde, dança e brincadeiras. Sem dúvida, nos sentimos lembrados e valorizados”, destaca.

O idoso Roosevelt Cavalcante, de 79 anos, que é policial civil aposentado. Ele parabenizou o momento feito especialmente para o público da terceira idade. “É espetacular ter esse evento realizado pra gente, com uma semana de valorização para os idosos. Eu estou me sentindo muito bem e espero que continue sempre assim”, reforça.

Semana de valorização
A programação acontece na unidade Sesc Araxá, localizado na zona sul de Macapá, no período de 28 a 30 de setembro. O objetivo é celebrar o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro.

As atividades são desenvolvidas pelo Sesc/AP, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH), por meio da Coordenadoria Geral de Pessoas com Deficiência e Idosos, com a participação do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI).

“A parceria surge no sentido de promover e fortalecer atividades, ações e políticas indicadas ao público idoso. É uma maneira de desenvolver algo que vá trazer mais qualidade de vida às pessoas idosas de Macapá. Queremos incentivar a perspectiva que as pessoas podem envelhecer com qualidade de vida”, pontua o coordenador municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência e Idosos, Ruan Linconl.

Feira de produtos de embelezamento para pessoa idosa | Foto: Wellington Barros/PMM

A programação encerra nesta sexta-feira (30), com o “Baile de Primavera”, no restaurante do Sesc Araxá, a partir das 18h. As duas principais atrações serão o desfile de idosos e o cantor Ronaldo dos Teclados, que levará música ao vivo para animar o público.

De acordo com a coordenadora do trabalho social com à pessoa idosa do Sesc, Márcia Corrêa, o intuito do baile é incentivar a socialização dos participantes.

“Há 30 anos o Sesc Amapá desenvolve trabalho social voltado à pessoa idosa, nas várias esferas, cognitiva, social e esportiva. A proposta é levar a esses idosos uma nova forma de envelhecer, sendo uma pessoa ativa, participativa, conhecedora de seus direitos. Também queremos promover a qualidade de vida no envelhecimento”, finaliza.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos