Fotos: Rafael Oliveira
Como parte da programação da Semana da Amazônia, a oficina “A importância das plantas medicinais para a saúde” ocorreu na última sexta-feira, 4, no espaço Multiuso do Bioparque da Amazônia, que teve como palestrante o renomado agricultor Domingos Gomes da Silva, da APA da Fazendinha, que possui uma vasta experiência com o cultivo e uso dessas plantas, abordando diferentes técnicas para o preparo de chás – infusão, decocção e maceração a frio.
O curso teve a proposta de passar orientações sobre o uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos, bem como a correta preparação e uso seguro dos remédios caseiros. A oficina foi aberta para estudantes, profissionais da área da saúde e comunidade em geral. Como a jovem estudante de Farmácia, Camila Soares, que pela primeira vez esteve no Bioparque e se interessou em participar da oficina. “Pude aprender coisas novas sobre algumas plantas que não sabia o uso, foi enriquecedor e vou poder utilizar na minha profissão”, informou.
Embora as plantas medicinais sejam utilizadas por séculos de forma empírica, algumas delas já tiveram comprovações científicas de eficácia, segurança e qualidade. Porém, quando mal utilizada ou mal preparada, elas podem não responder ao efeito desejado ou serem extremamente perigosas.
De acordo com o palestrante, seu objetivo é ensinar quando uma planta deve ou não ser fervida, a quantidade de planta a ser utilizada para preparo, quantas vezes tomar o chá por dia, assim como o tempo adequado de uso, dosagem para uso de chás por crianças, adultos e idosos; diferentes formas de usar os chás, como banhos, inalações, compressas e outros. Além de indicações medicinais, como dor de barriga, febre, cólica, infecções respiratórias, infecções de pele, entre outras.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Pérola Pedrosa / Volnei Oliveira
Assessores de comunicação