Semam realiza ação educativa para coibir plantações irregulares nos canais de Macapá

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), realizou nesta quinta-feira (25) uma ação educativa nos canais da cidade. Os moradores da comunidade receberam orientação sobre a plantação irregular de mudas no entorno dos canais.

Árvores de grande porte não devem ser plantadas nessas áreas, assim como, qualquer outro tipo de vegetação, como explica a coordenadora de Fiscalização e Gerenciamento Ambiental da Semam, Maiara Sabrine.

“Esse serviço de plantação é de competência da Prefeitura, nós sabemos que essas árvores são plantadas porque são frutíferas e proporcionam sombra para as pessoas, mas não podem estar em espaços como este. Para plantação nos espaços urbanos da cidade é realizado estudo técnico”, reforçou a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está em processo de atualização do Plano de Arborização da cidade, através deste documento será possível mapear o quantitativo de plantações irregulares na cidade, e logo após, com a vistoria técnica, será realizada a retirada ou poda da arbórea.

A ação educativa realizada pela Semam reforça o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana na limpeza dos canais da cidade.

Ana Cleide Torres

Secretaria Municipal de Meio Ambiente