Em Macapá, tubos de concretos do canal do Beirol recebem plantio de mudas ornamentais

Serão usadas cerca de três mil mudas de vermelhinhas, brasileirinhas, onze horas e ruelas na barreira.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mudas estão sendo plantadas na área de entorno do canal do Beirol | Foto: Semam/PMM

Mais de um quilômetro de extensão do canal do Beirol, na zona sul da cidade, já recebeu tubos de concreto formando uma barreira de segurança no entorno. Além de proteger, a Prefeitura de Macapá está deixando o espaço agradável para quem mora na região, com o plantio de mudas ornamentais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) é a responsável pelo serviço. Serão usadas aproximadamente três mil mudas de vermelhinhas, brasileirinhas, onze horas e ruelas. Uma equipe de seis pessoas trabalha desde terça-feira (21), para concluir o serviço no prazo de 15 dias.

No perímetro, que contempla a rua do canal do Beirol entre as avenidas Timbiras, Goitacazes, Aimorés, Galibis, Tupiniquis e Xavantes, já foram instalados quase 600 tubos.

“A barreira foi instalada para garantir segurança aos moradores e motoristas. Com isso, a Semam aproveitou a oportunidade para embelezar o local com o plantio de mudas que vieram do nosso Horto Municipal”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

As espécies plantadas dentro das manilhas, foram escolhidas por apresentar característica de fácil adaptação. Cada tubo está recebendo terra preta e duas mudas.

“A Semam incluirá esse ponto no calendário de manutenção. A cada duas semanas visitaremos o o local para ver o crescimento delas e fazer a poda”, explica o chefe de paisagismo do Horto Municipal, Lázaro Amanajás.

Além da equipe da Semam, o plantio nos tubos de concreto conta com o apoio dos moradores da área de entorno do canal que, por iniciativa própria, também estão plantando várias espécies.

Após a finalização da instalação da barreira e do paisagismo, a próxima etapa será executada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), onde será feita a mudança de sentido das vias para mão única. Para melhorar a mobilidade, um novo trabalho de recapeamento também está no planejamento da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

Após o plantio, a equipe da Semam fará a manutenção do local | Foto: Semam/PMM