‘Sem lixo espalhado e sem mau cheiro, clientela aumentou no meu restaurante’, relata empreendedor sobre instalação de contêineres em Macapá

Prefeitura lançou no mês de abril a campanha ‘Ei Mano, Joga Teu Lixo No Contêiner’, com a proposta de combater as lixeiras viciadas na capital.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Lixo mal armazenado não é mais um problema com o qual os donos de quiosques do Complexo Beira-Rio, na Orla de Macapá, têm que se preocupar. A instalação de um contêiner tem auxiliado o descarte de resíduos dos estabelecimentos comerciais. A distribuição de caixas estacionárias faz parte da campanha Ei Mano, Joga Teu Lixo No Contêiner. O empreendedor de um dos restaurantes diz que até o movimento de clientes cresceu.

“Hoje todo o lixo que produzimos, no fim do dia jogamos no contêiner e também ficamos de olho para que ninguém despeje fora. Não temos mais lixo espalhado e nem mau cheiro, agora nosso movimento cresceu nos estabelecimentos”, relatou o dono de restaurante Antônio Souza Nascimento.

Lançada em abril pela prefeitura de Macapá, a campanha tem como objetivo o fim das lixeiras ilegais e combate à sujeira na cidade. A ação consiste na instalação de caixas estacionárias em pontos específicos mapeados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e também traz como proposta obter a colaboração da população na hora de fazer o descarte correto, evitando assim que animais rasguem os sacos de lixo e espalhem o material pela rua.

“Depois que um contêiner foi instalado na Cidade do Samba, nós que moramos nas áreas de difícil acesso, que são as áreas de ressaca, no bairro Jardim Marco Zero, não tivemos mais problemas com o depósito de lixo doméstico. Três vezes por semana o carro faz a coleta e uma hora antes fazemos o depósito, assim mantemos as vias limpas, a campanha deu certo”, disse a dona de casa Segelene Teixeira.

Na zona norte da cidade, moradores da Avenida Raimundo Nery de Matos, no bairro Novo Horizonte, também comemoram os resultados da campanha. “Todos estamos conscientes de que devemos despejar o lixo produzido em casa no contêiner. Assim, a via permanece sempre limpa”, disse a dona de casa Lucimar Ribeiro Coqueiro.

Conscientização
Hoje, Macapá possui 31 caixas estacionárias em operação, no entanto, algumas têm sido utilizadas para depósito de lixo irregular como caroços de açaí, restos de materiais de construção, carcaças de eletroeletrônicos ou qualquer outro resíduo considerado entulho.

“Moro na rua Jardins dos Oliveiras, no bairro Pedrinhas. Minha casa fica bem próxima de onde foi instalado um contêiner e vejo que infelizmente algumas pessoas ainda não se conscientizaram da importância de despejar o lixo de forma correta. É apenas os resíduos domésticos. Aqui é jogado entulho também e apesar da prefeitura fazer a coleta regulamente, o local fica sempre sujo”, disse a apresentada, Maria Izabel Pereira de 64 anos.

“Estamos massificando a informação sobre a utilização das caixas estacionárias, pois percebemos que em algumas áreas os munícipes também têm descartado entulhos. Para que a campanha dê certo, a população precisa colaborar”, disse o secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Ações de limpeza pública
Com ações diárias, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana realiza serviços de coleta domiciliar, varrição, capinação, remoção mecanizada, jardinagem, conscientização, coleta seletiva, corte e poda e limpeza de canais.

A Prefeitura recolhe diariamente cerca de 300 toneladas de lixo domiciliar e 80 toneladas de entulhos (limpeza urbana). Quando o munícipe utiliza a lixeira ou um contêiner para jogar seu lixo, ele pratica uma ação de cidadania e de cuidado com a cidade. À Prefeitura cabe trabalhar cuidando da logística e destinação final desse resíduo.

Denúncia
Jogar lixo em via pública é considerado infração grave de acordo com a Lei Orgânica 054 de 2008 do município de Macapá, Artigo 44, onde prevê multas de até R$ 1.500,00, além de processos nas esferas penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou judicial. A Zeladoria dispõe do número 99970-1078 para denúncias.