Selo Unicef: encontro prepara jovens para serem multiplicadores na luta pelos seus direitos

Cerca de 40 jovens de 6 projetos sociais de Macapá participaram nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de fevereiro, respectivamente, do 1º Encontro de Formação de Multiplicadores de Crianças e Adolescentes, promovido pela Prefeitura de Macapá. A iniciativa faz parte das estratégias de mobilização de adolescentes do município para a edição do Selo Unicef 2017/2020. O encontro traz como tema “Tucujovens: construindo a cidadania tucujus”.

Direito ao esporte seguro e inclusivo; inclusão digital e ao uso seguro da internet; Direito à saúde sexual e inclusiva; Alimentação Saudável, Obesidade; Lei de aprendizagem e a Educação para a cidadania Democrática foram alguns temas abordados durante o encontro.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação e articuladora do Selo Unicef em Macapá, Sandra Casimiro o objetivo do encontro é tornar esses jovens protagonistas na manutenção e luta pelos seus direitos, uma iniciativa que o município de Macapá já aderiu ao formar o núcleo de Juventude Unidos pela Vida na Amazônia [Juva], que são meios de dar voz e espaço para a atuação desses jovens.

 

“Nossa finalidade é verdadeiramente concretizar e promover a autonomia de adolescentes e jovens, a criticidade e, principalmente, a participação. Neste encontro, eles tiveram espaço para discutir as políticas públicas do município de Macapá, seja na área da educação, da saúde, da assistência social, no esporte, na cultura, dentre outras áreas. A participação deles é importante para que se sintam acolhidos e ouvidos, para que assim possam interagir e colocar as suas ideias, pois é a partir deste trabalho, destas discussões, que poderemos realmente realizar um trabalho que venha atender os anseios desses adolescentes e jovens, transformando-os em políticas públicas voltadas para crianças,  adolescentes e jovens”, ressaltou a secretária.

 

Para a jovem Layna Ribeiro, integrante e multiplicadora do Instituto Cidadão Comunitário Mirim (ICCM), o encontro é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e dar voz aos jovens para que eles possam expor suas ideais, suas dúvidas e suas necessidades. “Como integrante do instituto e multiplicadora, a gente já discuti junto com as crianças e jovens membros do projeto em relação a vários assuntos. A partir deste encontro, temos a possibilidade de adquirir novos conhecimentos, que também levaremos para o nosso grupo”.

 

A programação é uma preparação para o 2º Encontro Municipal de Crianças e Adolescestes, que acontecerá no dia 25 de março, onde jovens representantes de cada instituição serão os protagonistas do evento, apresentando e discutindo suas temáticas para outros jovens e crianças.

 

Participaram do evento crianças e adolescentes do Juva, Pastoral da Criança, Associação Missionária Assistencial Fruto do Espírito (Amafe), Federação Amapaense de Tong Il Moo Do (Fatimd), Instituto Cidadão Comunitário Mirim (ICCM) e jovens da Escolinha de Futebol Futuros Atletas, do bairro Trem (EFFAT).

 

O 1º encontro foi realizado pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast).

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed