Segunda plenária do Congresso do Povo dá voz a mais bairros da zona sul de Macapá

A segunda plenária do Congresso do Povo aconteceu na noite de quinta-feira, 29, na quadra da Escola Sebastiana Lenir, e reuniu centenas de pessoas dos bairros Congós, Buritizal, Novo Buritizal, Muca, Jardim Equatorial, Jardim Marco Zero, Zerão, Universidade, conjunto Laurindo Banha e Residencial São José. Foram eleitos 16 conselheiros, escolhidos pelos moradores, para representar as comunidades junto à gestão municipal na construção do Plano Plurianual (PPA).

 

O congresso desenvolve, desde que foi criado, ainda na primeira gestão do prefeito Clécio Luís, uma rede de compartilhamento, por intermédio da cooperação da comunidade e de sua participação nos caminhos da administração graças à escuta popular, que conquistou lugar prioritário nas decisões governamentais.

 

Ney Gama, 45 anos, vigilante, líder comunitário no Zerão, acredita na mútua ajuda como base para a construção de uma relação de confiança entre poder público e população. “Estamos aqui não somente para reivindicar, mas para agradecer o que já foi feito. Ainda falta muita coisa, mas vamos levar uma resposta positiva, tenho certeza. A luz está chegando, a reconstrução das passarelas, que para nós é tão importante, já está sendo feita. Participei do primeiro congresso totalmente sem esperança e fui surpreendido, graças a Deus. Somos ouvidos, acreditados e esse é o primeiro passo para quem quer governar com respeito à população”.

  

Para o senador Randolfe Rodrigues, a participação popular é a principal marca da gestão do prefeito Clécio. “A cidade recuperou muito a sua autoestima, na saúde, na educação, no lazer. A revitalização das praças Veiga Cabral e Floriano Peixoto reflete esse exemplo. Nada disso teria sido possível sem a participação popular, porque um governo tem que estar conectado com a população. Carece no Brasil de hoje, governos que se reúnam com a população para ouvir suas necessidades e suas demandas, e a Prefeitura de Macapá merece ser reconhecida por isso”.

 

Dentre as reivindicações mais ouvidas, foram destaques as questões envolvendo mais acesso às linhas de ônibus, creches, laboratórios nas UBS’s e a falta de iluminação pública. Clécio Luís reafirmou que esse é o momento crucial para definir o futuro. “São essas pessoas que estão aqui, mesmo cansadas após um dia de trabalho, compareceram por querer participar ativamente desse momento de decisão, irão ditar o que faremos nos próximos quatro anos, e é dessa forma que estamos construindo o nosso futuro por meio de nossas próprias mãos”.

 

Ele também explicou às lideranças e moradores presentes que, em sua maioria, pequenas demandas serão resolvidas sem a necessidade de serem incluídas no PPA, as outras, a exemplo da energia pública, serão incluídas, mas estão sendo concomitantemente resolvidas. “Com relação à iluminação pública, temos quatro equipes, sendo duas de plantão 24 horas; estamos, pouco a pouco, chegando a todos os bairros, com prioridade para aqueles que estão praticamente às escuras. Nosso serviço é comprometido pela qualidade deficiente dos equipamentos que já existem e que faz com que, inúmeras vezes, nossas equipes tenham que refazer o mesmo serviço mais de uma vez por conta da queima de um transformador, de problemas que surgem, devido aos equipamentos em péssimas condições que encontramos”.

 

Participaram também da plenária o deputado estadual Paulo Lemos, os vereadores Rinaldo Martins, Caetano Bentes e Rodrigo Gomes, secretários municipais e lideranças populares.

 

Ruth Helena Carrera

Assessora de comunicação/Secsub