Segunda-feira iniciará mais uma etapa do LIRAa na capital

Nesta segunda-feira, 2, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciará o 5º ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento é considerado um instrumento fundamental na orientação das ações de controle das endemias causadas pelo Aedes e que serão adotadas pela prefeitura, possibilitando assim o planejamento das atividades de prevenção.

Junto ao levantamento, o Município faz o alerta para a população para que faça uma inspeção nas dependências, observando copos, pneus, vasos, caixas d’águas ou qualquer outro objeto que possa acumular água e propiciar a reprodução do mosquito. Além da dengue, ele também é responsável pela transmissão de zica, chikungunya e febre amarela urbana.

 

“É importante que o morador acompanhe o agente de endemias na inspeção, até para que ele possa identificar possíveis focos que podem gerar risco à população, e receber as orientações sobre sintomas e formas de prevenção”, pontua o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva. 

 

O LIRAa é feito pelos agentes de endemias do Município e acontecerá em todos os bairros da capital no período de 2 a 10 de setembro, identificando onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito. Com a conclusão do ciclo, novas campanhas de combate e controle do mosquito serão desenvolvidas durante o ano.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa 

 

Foto: Arquivo Semsa