Seguindo recomendação do decreto da Prefeitura de Macapá, bancos atendem beneficiários por agendamento

Atendendo ao Decreto nº 1.705/2020 da Prefeitura de Macapá, que delimita o funcionamento dos  serviços bancários no âmbito do município sobre as medidas preventivas de combate ao Coronavírus, os bancos acataram a determinação  e estão atendendo aposentados e pensionistas por agendamento para evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas e a proliferação do vírus.

O pagamento referente ao mês de março começou a ser efetuado nesta quarta-feira, 25 de março. Ao todo, são 1.138 beneficiários do Município, que são pagos regularmente nesta data. Desta forma, o decreto institui que as instituições bancárias e correspondentes bancários serão determinados a fornecer atendimento, como regra, via telefone e aplicativos, e, excepcionalmente, sendo extremamente necessário o atendimento presencial. Os bancos só deverão atender com prévio agendamento, como medida cautelar, de forma a evitar a aglomeração. A medida visa evitar aglomerações e segue protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

 

Segundo o presidente da Macapaprev, Franco Aurélio de Souza, os bancos se adequaram aos decretos e atenderão por agendamento. “Entramos em contato com os bancos e todos estão seguindo o que rege o decreto. A que mais tem beneficiários é a Caixa Econômica, seguido pelo Banco do Brasil, nós fizemos diretamente o contato para ter ciência de como estava acontecendo o atendimento interno para evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas. Santander, Itaú e Bradesco têm um número menor de beneficiários, o que facilita essa dinâmica,” ressalta.

 

“Além disso, o nosso pagamento não coincide com outros pagamentos. A regra é clara, o atendimento presencial só ocorre por meio de agendamento dos pensionistas e aposentados que não têm cartão. Os que têm podem sacar no caixa eletrônico de forma rápida, evitando contato com outras pessoas. Não precisam ficar na fila, eles estão agendando os atendimentos”, explica o presidente Franco Aurélio de Souza.

 

A Macapaprev disponibiliza os canais de atendimento por meio dos números: (96) 3224-1705, (96) 99970-5095, (96) 99970-5096 e (96) 99970-5097.

 

Outras medidas

 

O Decreto 1.681/2020 trata do funcionamento e atendimento da Macapá Previdência (Macapaprev). O documento estabelece novas normas para garantir a proteção à pessoa idosa, considerado grupo vulnerável ao Covid-19 e é público-alvo do órgão. Os atendimentos devem ser feitos preferencialmente por telefone ou ser feito agendamento prévio. A decisão é para evitar aglomeração dentro do órgão.

 

Em caso de bloqueio ou suspensão de benefícios, que são casos considerados de extrema urgência, o usuário poderá buscar atendimento presencial, sendo restrita a permanência de acompanhantes durante o atendimento, com exceção dos casos em que o usuário necessite de auxílio na locomoção.

 

Lilian Monteiro

Coordenadora do Núcleo de Jornalismo da Prefeitura de Macapá