Secretário de Zeladoria Urbana usa tribuna da Câmara de Vereadores para falar dos serviços da pasta em Macapá

Participação foi feita a convite do vereador Alexandre Azevedo.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, na a tribuna da Câmara de Vereadores | Foto: Rogério Lameira/PMM

O titular da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Macapá (CMM) nesta terça-feira (24), durante sessão ordinária, para relatar como funcionam os serviços prestados pela pasta. O convite partiu de um requerimento feito pelo vereador Alexandre Azevedo (Progressistas).

O secretário iniciou a participação respondendo aos questionamentos dos parlamentares presentes na sessão, quando falou sobre a coleta de lixo domiciliar em Macapá, que apresentou deficiência a pouco mais de um mês. Na ocasião, o secretário municipal justificou a falha devido no processo de transição de empresas para o gerenciamento.

“Duas semanas antes de encerrar o contrato o serviço deixou de ser feito, gerando transtornos à população. Somente em abril deste ano foi possível normalizar a coleta e hoje, com 14 caminhões operando, já é possível notar a ampliação dos serviços com a coleta diária até nas áreas de ressaca”, explica o secretário.

Líder do prefeito na CMM, vereador Alexandre Azevedo (progressistas) | Foto: Rogério Lameira/PMM

Jean Patrick também relatou que com a nova empresa já está em operação é, com isso, possível realizar campanhas permanentes de conscientização do descarte correto de resíduos nessas áreas. O titular da Zeladoria Urbana também falou aos parlamentares sobre a instalação de contêineres com tampa na entrada das áreas de difícil acesso. A medida vem para evitar que o lixo seja espalhado nas vias.

Ele falou ainda sobre a inauguração do primeiro ecoponto fixo de descarte de lixo eletrônico, que está disponível no pátio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e do mais novo serviço que vem apresentando resultados positivos na capital, a Central do Descarta Treco, que funciona com um caminhão baú que faz o recolhimento de materiais inservíveis que antes eram descartados nas ruas, margens de canais ou outros espaços públicos.

Sessão foi acompanhada por munícipes | Foto: Rogério Lameira/PMM

Resíduos recolhidos em 2021
Em 2021 a Zeladoria Urbana recolheu 15.300 toneladas de lixo e entulho dos canais de Macapá. Na limpeza urbana foram retiradas 52.265 toneladas de lixo das vias e espaços público. Já nos distritos, a pasta recolheu 932 toneladas. Na coleta domiciliar foram retiradas 81 mil toneladas.

Para tentar coibir a formação de lixeiras na cidade, a Prefeitura de Macapá lançou em 2021 a campanha educativa “Ei mano, joga teu lixo no contêiner”. A medida tem caráter de conscientizar a população e a ação instalou caixas estacionárias em pontos específicos mapeados pela Zeladoria Urbana. Como resultado, mais de 2 mil toneladas de lixo e entulho foram recolhidas.