Secretaria Municipal de Educação realiza reunião técnica de planejamento estratégico

A equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu para planejar ações estratégicas que visam a melhoria do sistema educacional ofertado pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM). O encontro, coordenado pelo secretário Edielson de Souza, foi realizado na última sexta-feira (09).

Na ocasião, foi avaliado os primeiros 40 dias da nova gestão à frente da Semed, além disso, foi discutido metas administrativas e pedagógicas que ampliem o acesso à educação com o objetivo de diminuir os índices de analfabetismo na capital, em conformidade com o Plano Municipal de Educação (PME).

O secretário ressaltou a importância desse tipo de encontro para a eficiência dos trabalhos que a Semed desenvolve. “A pandemia nos apresenta um cenário com desafios muito peculiares, então para que nós possamos avançar na educação, precisamos, mais do que nunca, desenvolver o nosso trabalho de maneira eficiente e organizada”, ressalta o gestor.

Plano Municipal de Educação (PME)

O Plano Municipal de Educação tem como diretrizes a melhoria da qualidade da educação, a valorização dos profissionais e a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação, entre outras orientações.

“Nossas ações são embasadas pelos princípios da administração pública e pelo norte apontado pelo PME. Nosso foco é fazer com que Macapá se torne a capital da alfabetização e estamos empenhados nessa missão, executando medidas que possibilitem a formação continuada dos profissionais da educação e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem”, reforça o subsecretário de gestão educacional, Ebrely Andrade.

De acordo com a Lei Complementar 136/2020-PMM, constituem área de competência da Semed, a gestão das unidades e serviços municipais de educação, a análise e avaliação de indicadores de evasão, distorção idade-série, analfabetismo, dentre outros temas relacionados à qualidade do ensino da escola e o rendimento dos docentes e estudantes.

O subsecretário de planejamento e gestão, Diego Santos, explica os impactos que medidas administrativas eficientes podem exercer na qualidade da educação municipal.

“É através de boas ações de gestão que conseguimos tornar o ambiente escolar mais acolhedor e, sobretudo neste período de pandemia, em que as relações com a escola sofreram alterações, nós trabalhamos para que tanto profissionais da educação, quanto os estudantes da nossa rede se sintam seguros e valorizados”, concluiu o subsecretário.

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação