Secretaria de Saúde de Macapá leva atendimentos para servidores do Tjap

Dentre os serviços ofertados, o público masculino pode ser beneficiado com exame Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A segunda-feira (29) foi bem diferente no Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Serviços de saúde foram ofertados, atendendo aproximadamente 40 servidores, entre homens e mulheres em uma ação coordenada pela Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa), com o intuito de proporcionar bem-estar e saúde no ambiente de trabalho.

Dentre os serviços ofertados, o público masculino pode ser beneficiado com exame Antígeno Prostático Específico, conhecido como PSA. Trata-se de um exame realizado por meio de coleta de sangue que indica alterações na próstata, recomendasse que homens a partir de 45 anos de idade faça pelo menos uma vez ao ano o exame.

Para o desembargador do Tjap, Mário Euzébio Mazurek, os atendimentos ofertados para os servidores estimulam a busca por qualidade de vida. “Além de verificarmos como está nossa saúde, a ação incentiva as pessoas a se cuidarem e buscarem estar em dia com todos os exames, cuidar para que no futuro a gente possa viver uma vida mais tranquila”, destacou.

Durante as ações em parceria busca-se levar atendimentos que proporcionam bem-estar, além de orientação sobre autocuidado como; limpeza de pele, teste rápido, vacina, massagem, auriculoterapia, massoterapia, consulta cardiológica e eletrocardiograma.

A gestora da Semsa, Karlene Lamberg, destacou a importância de ter vários atendimentos disponibilizados em uma ação e ainda promover essas atividades dentro do próprio ambiente de trabalho.

“O serviço de saúde é fundamenta. Trazer o atendimento para perto das pessoas faz parte das ações desenvolvidas pela secretaria, onde buscamos atender o maior número de pessoas, proporcionado a eles um momento de autocuidado, que às vezes, com a rotina intensa de trabalho, o cuidado fica de lado”, frisou.