Secretaria de Meio Ambiente firma parceria com concessionárias de veículos para plantio de árvores em Macapá

A cada dez automóveis vendidos, uma árvore deve ser plantada pela empresa. Iniciativa busca diminuir os impactos ambientais na cidade.

Por Por Ana Cleide Torres e Dulci Sousa - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Foto: Rogério Lameira

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), iniciou parceria com as empresas de automóveis da capital com o objetivo de diminuir o impacto ambiental na cidade. A cada dez automóveis vendidos, uma árvore deve ser plantada pela empresa.

A determinação segue com as normas da Lei Municipal n °1.865 de 2011, válidas para empresas revendedoras de automóveis novos sediadas na capital.

As mudas poderão ser entregues à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, adquiridas pela própria concessionária de cooperativas, organizações não governamentais ou empresas privadas com atuação na área ambiental.

De acordo com o titular da Semam, Raimundo Amanajas, a secretaria poderá disponibilizar a equipe para verificação e escolha da área sugerida pela empresa para o plantio das plantas. “Vamos  disponibilizar o serviço de paisagismo e do engenheiro ambiental. As equipes irão fazer o estudo do local para colocação da espécie arbórea adequado ao espaço”, disse o secretário.

De acordo com a norma, o plantio das árvores deverá ser realizado na primeira quinzena do mês subsequente à venda dos veículos novos. Ressaltando que, a cada dez veículos, a concessionária deverá doar uma muda de árvore ao Município.

A empresa que não cumprir o estabelecido em lei poderá ser multada no valor de R$ 200,00 para cada veículo comercializado sem o devido plantio de árvores. Os valores arrecadados serão destinados à realização de campanhas educativas e de eventos voltados à preservação do meio ambiente.

“O objetivo principal é conscientizar o poder público e os cidadãos quanto ao plantio de árvores. Com essa iniciativa teremos a melhor qualidade do ar, por meio da redução dos gases poluentes e da redução de calor”, destaca o titular.