Secretaria de Direitos Humanos de Macapá e Ifap planejam oferta de cursos à população LGBTQIA+ e mulheres em vulnerabilidade social

Plano de capacitação deve ser ampliado para outros públicos. Encontro aconteceu na quarta-feira (12).

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Na quarta-feira (12) a Secretaria Municipal de Humanos (Semdh) e suas Coordenadorias de Diversidade e Mulheres, reuniram com a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) para dialogar futuras parcerias na oferta de cursos e programas para a população.

O encontro permitiu a apresentação do espaço e da grade de cursos disponíveis na instituição, além da discussão de parcerias entre o Ifap e as Coordenadorias que fazem parte da Semdh, além da oferta de capacitação às pessoas LGBTQIA+ e mulheres que se encontram em vulnerabilidade social.

“Trabalhando juntos conseguimos fazer com que pessoas que estejam em situação vulnerável consigam se capacitar em cursos, possibilitando a geração de renda e empregos a essas pessoas”, pontuou o subsecretário da Semdh, Rafael Abreu.

A reunião foi à convite da equipe do Ifap, que já possui programas que auxiliam nessas atividades e percebeu a necessidade da oferta dos cursos para esse público e procurou parceria com a gestão para que o número de pessoas alcançadas seja maior.

As capacitações devem acontecer através do Termo de Cooperação Técnica existente entre o Instituto e a Prefeitura de Macapá, celebrado em dezembro de 2021.

“A visita da Secretaria foi apenas o pontapé inicial para o diálogo de capacitação de pessoas socialmente vulneráveis. Existe um termo de cooperação técnica entre o Instituto e a Prefeitura e queremos inserir essas ações para a população LGBT+ e mulheres de Macapá e será uma das primeiras ações previstas para este termo em 2022. Vale lembrar que uma das nossas diretrizes do Ifap é justamente ofertar essas perspectivas e capacitar a população do nosso estado”, destacou o diretor do Departamento de Extensão, Cultura e Arte do Ifap, Renan Almeida.

Na ocasião, estiveram presentes também os coordenadores municipais de Políticas de Diversidade, Edem Jardim; e de Políticas para Mulheres, Simone Ferreira; o subsecretário da Semdh, Rafael Abreu; o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap, Romaro Silva; a coordenadora do Programa Empodera Mulher doIfap, Suellen Macedo; e a coordenadora Cultura, Desporto e Lazer do Ifap, Silmara Lobato.