Saúde para Todos: Mutirão da Prefeitura de Macapá realiza mais de 700 atendimentos no bairro Marabaixo

Consultas médicas, exames preventivos, distribuição de medicamentos, e acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família foram alguns dos serviços disponibilizados durante a ação

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Neste sábado (2), a Prefeitura de Macapá promoveu uma ação de saúde no Centro Educacional Irmã Carmela Bonassi, localizado no bairro Marabaixo, Zona Oeste. A iniciativa íntegra o programa “Saúde para Todos”, que facilita o acesso da população aos serviços de saúde. O mutirão registrou nesta última edição mais de 700 atendimentos na localidade. 

O evento contou com uma variedade de serviços, incluindo consultas médicas, exames preventivos, vacinação, atendimento odontológico, psicológico e pediátrico. Além de distribuição de medicamentos, aferição da Pressão Arterial (P.A), aferição de glicemia capilar, testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU) e acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família.

Maria Lúcia, moradora local, viu uma oportunidade para cuidar da saúde do pequeno Arthur, seu afilhado de três anos. Enquanto o pequeno recebia atendimento odontológico, nutricional e pediátrico, ela aproveitou para buscar assistência médica com o clínico geral. 

“A ação de saúde no nosso bairro é essencial para nós, principalmente para quem tem criança pequena, como eu. Como já somos atendidos por livre demanda, é mais fácil e rápido para quem não consegue ir na UBS durante a semana marcar consulta, e já saímos com exames e encaminhamento em mãos. Passamos por todos os atendimentos que precisávamos”, disse. 


Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o programa Saúde para Todos se estende para outros bairros da capital, como também alcança áreas mais rurais de Macapá. 

“O objetivo dessa ação é oferecer atendimentos à população que enfrenta dificuldades para acessar os serviços de saúde. Esses mutirões facilitam o acesso aos atendimentos já disponíveis nas UBSs, e também garantem que todos sejam alcançados pela assistência médica necessária”, explica a enfermeira Silvana Costa. 

Confira mais fotos