Saúde Itinerante: Mais de 250 atendimentos são realizados na comunidade Abacate da Pedreira

Nesta edição, a atividade contou pela primeira vez com a oferta de inserção de DIU para moradoras da região da Pedreira

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação Itinerante faz parte do programa “Saúde para Todos”, realizado pela Semsa | Foto: Elisa Maciel/PMM

Nesta terça-feira (04), a ação ‘Saúde Itinerante’ chegou à comunidade Abacate da Pedreira. Mais de 250 atendimentos foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na UBS da localidade.

A novidade da edição foi a oferta de inserção de DIU para moradoras da região da Pedreira. O serviço faz parte do programa “Saúde para Todos”, e em Macapá, é ofertado em 4 unidades.

Quem aproveitou o atendimento para a colocar o contraceptivo, foi a auxiliar de Serviços Gerais, Samara de Paula.

“Já tenho três filhos e optei pelo método, pois é seguro e eficaz; não penso mais em ter filhos”, explicou.

A ação contou com uma equipe multiprofissional entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e odontólogos, que realizaram atendimento de saúde aos moradores da localidade.

Uma oportunidade para Ana Mozer, moradora da localidade de São Benedito, comunidade ribeirinha próxima à UBS. Ela aproveitou a ação para se consultar e atualizar a caderneta vacinal de seus filhos.

“Não costumo ir em Macapá consultar por ser mais distante, sempre procuro pelos serviços disponíveis nas UBS daqui. Vim para me consultar e consultar meus filhos, mas vi que estava tendo outros serviços, então passei por todos os atendimentos”, conta.

A ação também contou com serviços de vacinação, teste para Covid-19 e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exames preventivos de colo de útero (PCCU) e dispensação de medicamentos.

As atividades nos distritos tem o objetivo de levar os serviços até às comunidades, garantindo que a população ribeirinha e da zona rural, tenham acesso aos serviços específicos de saúde.

“Nas ações do Saúde Itinerante, conseguimos descentralizar os serviços que são ofertados em Macapá. Desta vez, levamos também pela primeira vez o DIU, serviço contraceptivo super importante. Assim, as mulheres dos distritos tem acesso ao atendimento sem precisar fazer o deslocamento até a cidade”, afirma Larissa Moraes.

Confira mais fotos