Saúde de Macapá oferta atendimentos durante celebração do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Além de atendimentos de saúde a ação contou com programação cultural, assistência social e de beleza para moradores do Quilombo do Curiaú.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Atendimentos de saúde da rede municipal durante ação no Quilombo do Curiaú | Foto: Renato Costa/Semsa

Durante a programação do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, que aconteceu na segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertou uma série de atendimentos para a comunidade do Quilombo do Curiaú, na zona norte de Macapá.

Foram disponibilizados os serviços de consulta médica, coleta de PCCU, vacinação (Covid-19, Influenza e Tríplice Viral), testes rápidos para HIV, hepatite e sífilis, aferição de pressão artéria e glicemia, distribuição de preservativos, além de massoterapia, auriculoterapia e ventosaterapia.

A ação é parte do Macapá Verão 2022 e foi realizada em parceria entre Semsa, Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH), que ofertaram atendimentos psicológicos, sociais, jurídicos, aula de Fit Dance, corte de cabelo, design de sobrancelha e aplicação de cílios.

“Reunimos aqui os principais e mais importantes atendimentos realizados pela rede municipal de saúde, com o objetivo descentralizar esses serviços e incentivar a população a cuidar da saúde de forma preventiva”, explica a coordenadora municipal da área técnica de Saúde da Mulher, Larissa Moraes.

A professora Rosângela Souza, 35 anos, levou as filhas Bárbara e Beatrice, de 10 e 8 anos, para atualizar os cartões de vacinas e passar por uma consulta médica.

“Concentrar esses atendimentos no mesmo local facilita muito para que as mulheres do Curiaú e dos bairros próximos venham, principalmente para aquelas que tem crianças pequenas ou idosos na família”, disse.

A professora Rosângela Souza passou pelo atendimento com o clínico geral | Foto: Renato Costa/Semsa