Saúde da Mulher: Carreta do Sesc oferta exames de mamografia e PCCU na UBS Congós

Desde o primeiro semestre de 2021, a Carreta Saúde da Mulher do Sesc está na Unidade Básica de Saúde (UBS) Congós para realização de exames de Mamografia e Preventivo de Colo do Útero (PCCU). A disponibilização dos serviços se deu em função de uma parceria entre a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Para acessar os serviços é necessário ter uma requisição médica da rede municipal de Saúde, que pode ser de alguma UBS ou emitida por meio do programa de Estratégia Saúde da Família (ESF) durante as visitas domiciliares.

Os atendimentos no espaço acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Eles são direcionados às mulheres que estão dentro da faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 50 a 69 anos para mamografia e de 25 a 64 anos para o PCCU.

“As usuárias que estão fora desta faixa etária poderão ser atendidas mediante requisição médica feita em solicitação própria do Ministério da Saúde”, disse a diretora da UBS Congós, Adriana Martel.

A Carreta Saúde da Mulher do Sesc ficará na UBS Congós até o mês outubro, prazo máximo que as usuárias terão para realização dos procedimentos no local.

Atendimentos
Para a mamografia, os atendimentos na carreta são feitos mediante marcação. Para isso, a usuária deve ir até o local com a documentação necessária e realizar o agendamento do procedimento. Posteriormente, ela retorna ao local para fazer o exame. Já o PCCU é feito por livre demanda.

Secretaria Municipal de Comunicação Social