Saúde apresenta avanços da Atenção Primária aos vereadores na Câmara de Municipal de Macapá

Secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, explicou o avanço nos atendimentos ofertados nas UBSs e os investimentos em serviços especializados.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, falou do Programa ‘Saúde Para Todos’ | Foto: Abel Neto/PMM

Nesta quinta-feira (26) a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, apresentou os avanços da Atenção Primária na capital aos vereadores durante sessão na Câmara Municipal de Macapá (CMM). Projetos e programas inéditos executados pela Prefeitura estavam entre os questionamentos do parlamento.

À convite do vereador Alexandre Azevedo (Progressistas), a gestora explicou o avanço nos atendimentos ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os investimentos em serviços especializados e a frente de trabalho anunciada pelo Município com o programa “Saúde para Todos”.

“Assumimos a gestão no meio de uma pandemia, demos assistência aos pacientes graves com a criação de leitos e salas vermelhas. Hoje, nosso objetivo principal é atender as demandas reprimidas pós Covid-19, retomar os serviços básicos de saúde. Para isso, lançamos o Programa Saúde Para Todos”, pontuou a gestora.

Lançado em maio pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, o ‘Saúde Para Todos’, é o maior plano de saúde já executado pelo município. São mais de 20 medidas que contemplam uma série de atividades que já estão em andamento e que ainda serão implantas. A agenda noturna, que atendeu 10 mil pacientes em apenas um mês de execução, é uma delas.

Sessão na Câmara Municipal de Macapá foi nesta quinta-feira (26) | Foto: Abel Neto/PMM

Zerar filas também é meta da gestão. O projeto ‘Avança Coração’, que são mutirões de consultas cardiológicas, já atendeu 50% do público da lista de espera com apenas duas edições realizadas. A partir de junho, o projeto terá atendimento fixo no Centro de Espacialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte da cidade.

Outra novidade da Saúde elogiada pelos vereadores, é a implantação do método contraceptivo DIU (Dispositivo Intrauterino), inicialmente ofertado em três UBSs e com previsão de expansão para os distritos. O serviço é inédito em Macapá e inclui ainda atendimento com ginecologista.

“São vários eixos dentro do programa. Sabemos nossas dificuldades, mas estamos avançando em diversos aspectos que estavam parados a muito tempo”, frisou a secretária.

População e servidores da prefeitura acompanharam a sessão | Foto: Abel Neto /PMM

Os vereadores puderam conhecer também os atendimentos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). que proporciona oferta exclusiva na capital de prótese dentária para a população, além do atendimento para pessoas com necessidades especiais. Macapá avançou e chegou a 72% da cobertura odontológica.

“Muitos dos projetos e programas citados fazem parte das emendas federais destinadas ao município, nosso avanço faz parte de uma gestão que é comprometida com à população, com a prestação de contas, dando retorno e qualidade para quem precisa”, reforça Erica.

A gestora respondeu os questionamentos dos vereadores sobre os serviços ofertados pela rede municipal, além dos atendimentos das unidades localizadas nos distritos.

“Trabalhamos com as consultas itinerantes que nos permite alcançar aquela parte da população que está desassistida. Encontramos algumas limitações nos distritos, em relação a estrutura, porém através das ações é possível trabalhar em um diagnóstico para melhorar esse fluxo. Contamos ainda, com a reforma das unidades que está dentro do programa Saúde Para Todos”, finalizou a gestora.

Vereadores receberam a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, nesta quinta-feira (26) | Foto: Abel Neto/PMM