‘São produtos de ótima qualidade para a população’, avalia cliente sobre a 28ª Feira de Agricultura e Arte da Prefeitura de Macapá

Ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) com objetivo de comercializar alimentos produzidos na região, fortalecer a economia local e desenvolver produção da agricultura familiar

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Evento ocorreu na quadra da Igreja Nossa Senhora da Conceição | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Neste sábado (5), aproximadamente 70 produtores da zona rural e urbana de Macapá estiveram reunidos na quadra da Igreja Nossa Senhora da Conceição, durante a 28ª Feira de Agricultura e Arte da Prefeitura de Macapá. Foram vendidos alimentos produzidos na cidade, entre verduras, frutas, queijos, plantas medicinais e artesanatos.

O evento ocorre todo o primeiro sábado do mês, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). Como de costume, teve o Programa Peixe na Mesa, que vendeu ao público mais de uma tonelada de espécies como Pirapitinga, Tambaqui e Tambatinga. A novidade desta edição foi a venda de 190 caranguejos vindos de Oiapoque.

“São grandes variedades de produtos, como tábuas de corte de carnes vindas do Maruanum, bijuterias, pimentas, macaxeiras, galinha caipira e farinha. Tudo produzido em Macapá. Fortalecemos a economia da cidade e avançamos na produção da agricultura familiar. Produzimos alimentos com muita segurança alimentar”, disse o gestor da Semag, Eduardo Fleury.

A vitrine dos produtos locais também contou com a venda de óleos. “Na minha tenda, levei óleos orgânicos medicinais de Pracaxi, Andiroba, Copaíba e o delicioso mel de Abelhas. Tudo natural, orgânico e livre de adulteração, pensando na saúde dos nossos clientes”, ressalta a feirante Francy Santos.

Escola Família Avícola do Pacuí foi a primeira granja a receber o selo de Inspeção Municipal. Os ovos de galinha caipira são comercializados e livres de quaisquer perigos para consumo humano. Fato que orgulha o agricultor Renilson Nobre, integrante da propriedade rural. “Nossos clientes podem comprar com segurança, pois os ovos selecionados são os melhores”.

A 28ª Feira de Agricultura e Arte atraiu inúmeras pessoas, tanto para compras como para conhecer os melhores produtos oriundos da Agricultura Familiar, vindos de regiões como o distrito do Maruanum, São Joaquim do Pacuí, Santo Antônio da Pedreira e Macapá. 

Entre o público, estava Francinete Rodrigues. A professora faz as compras em todas as edições. Para ela, a feira é realizada pela comunidade para a comunidade. “Eu adquiri minhas verduras para o final de semana. São produtos de ótima qualidade para a população”.

Multivacinação Itinerante

Durante a exposição, as equipes de imunização da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) intensificaram as ações de vacinação e aplicaram ao público imunizantes contra Covid-19 para adultos e crianças, bem como as vacinas de rotina.

Fotos: Luiz Felype Santos/PMM