Sábado é dia D de multivacinação em todas as UBS’s de Macapá

O sábado, 24, será dedicado à saúde da criança e do adolescente. É que, além do Dia D de Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também inicia mais uma etapa do Programa Nacional de Suplementação de Ferro. O Dia D será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá, das 8h às 17h, e é a oportunidade para colocar a vacinação e suplementação das crianças e dos adolescentes em dia.

A suplementação de sulfato ferroso é voltada para todos da faixa etária entre 6 e 18 meses. Os suplementos de ferro serão oferecidos nas unidades de saúde com o objetivo de reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças. A suplementação inicia aos seis meses de idade e a cada seis meses uma nova dose deve ser feita.

Durante a campanha, as famílias serão sensibilizadas quanto à importância da suplementação, de forma que a adesão das mesmas seja efetiva, garantindo a continuidade no programa e o impacto positivo na diminuição do risco da deficiência de ferro e de anemia, além de receber orientações nutricionais para reverter o quadro da deficiência de ferro e estimular a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e do aleitamento complementar até os dois anos de idade.

Campanha de multivacinação

A multivacinação é dedicada às crianças menores de cinco anos e entre 9 e 15 anos de idade. Para os menores de cinco anos onze tipos de vacinas são disponíveis. Já a faixa etária de nove a menores de 15 anos são oferecidas as vacinas contra a difteria, tétano, febre amarela, Hepatite B, HPV e tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Jamile Moreira/Asscom Semsa