Sábado de Dia D de Vacinação imuniza todos os públicos de Norte a Sul de Macapá

Vacinação itinerante em vários pontos da cidade visa buscar público que tem dificuldade de ir a um ponto fixo

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Moradora do Conjunto Habitacional Macapaba, Ricelly Borboleta | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Neste sábado (29), quatro pontos de vacinação itinerantes foram montados pela Prefeitura de Macapá para a realização do Dia D de vacinas. A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ofertaram doses da Covid-19 adulto e infantil e Influenza aos grupos prioritários.

O secretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Gilmar Domingues, explicou a importância da ação.

“As Unidades Básicas de Saúde estão abastecidas com todas as vacinas que o ser humano tem direito de tomar. No entanto, é necessário que a população faça sua parte e procure a UBS mais próxima para que possa estar atualizando a caderneta de vacina”, disse.

“O povo sai ganhando, pois se vacinar é um compromisso e responsabilidade com a saúde. O Município também ganha, uma vez que, promovendo os pontos itinerantes e massificando a importância da vacina, evitaremos os estragos das doses”, continuou o gestor.

Os quatro pontos disponíveis neste final de semana foram as UBSs Macapaba, São Pedro, Marcelo Cândia e o Supermercado Menino Jesus, localizado na zona Oeste da cidade.

A moradora do Conjunto Habitacional Macapaba, Ricelly Borboleta, descobriu pelas redes sociais a distribuição de vacinas da Covid-19, Influenza e de Rotina. Segundo ela, “a imunização é um ato de prevenção e cuidado. Eu vim participar e já atualizei a minha carteira de vacinação. A população deve se vacinar, pois é um ato de saúde”.

Já o servidor público Bruno Picanço ressaltou que a prevenção é prioridade. “Se vacinar é muito bom. É uma maneira de evitar que doenças entrem no corpo e causem maiores danos e estragos à nossa saúde. Quem tiver a oportunidade de se imunizar, aproveite”, analisou.