Rua Plutão é a primeira via do bairro Jardim Marco Zero a receber pavimentação, em Macapá

Seis vias serão beneficiadas, somando cerca de 700 metros de obra.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Blocos sextavados começam a ser instalados | Foto: Narah Pollyne/PMM

A Prefeitura de Macapá deu início a pavimentação de seis vias do bairro Jardim Marco Zero, zona sul da capital. A primeira a receber o serviço é a Rua Plutão, que vai ofertar aos moradores mais segurança e mobilidade. A obra de infraestrutura está recebendo blocos sextavados e é custeada com recursos do Tesouro Municipal.

O pacote também beneficiará as passagens Ivaldo Alves Veras, Independência, Uirapucu, travessa Ivaldo Veras e uma via sem denominação. As seis vias somadas totalizam cerca de 700 metros revitalizados no bairro. Todas receberão terraplanagem e meio-fio antes da colocação dos blocos.

De acordo com o subsecretário de Infraestrutura, Lucas Bueno, o uso dos blocos se mostrou eficiente. “Vimos que outras frentes de trabalho já executadas em Macapá, como no bairro Goiabal, esse tipo de pavimentação apresentou um melhor custo-benefício. Temos muitas ruas mais estreitas, onde o acesso de maquinas é difícil, a pavimentação com bloquete é indicada, já que o trabalho é feito manualmente”.

Vias também recebem terraplanagem e meio-fio | Foto: Narah Pollyne/PMM

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), que também trabalha com pavimentação com blocos sextavados nos bairros Ipê, Goiabal, Marabaixo IV, Coração e Universidade.

Outros benefícios no bairro
A Prefeitura trabalha na construção de duas escolas no bairro, a Creche Universidade que ofertará 260 vagas para crianças de 2 a 5 anos. E a escola de tempo integral com o mesmo nome, que terá 18 salas de aula, laboratórios, salas de leitura, de artes, piscina, biblioteca e outros ambientes escolares.

Ainda no Jardim Marco Zero é feita a pavimentação da Rua Estrela. Já foram feitos os serviços de terraplanagem, aplicação da massa asfáltica e agora são executadas a construção do meio-fio, sarjeta e calçada. A obra é custeada com emenda federal no valor superior a R$ 1 milhão.