Prefeitura de Macapá capacita técnicos para a produção de mudas de Mogno Africano

As mudas produzidas posteriormente serão doadas para os agricultores como um incentivo para o reflorestamento.

Por Karina Pacheco - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana

A capacitação ocorreu no canteiro do Horto Municipal | Foto: Rogerio Lameira/PMM

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) promoveu o curso de produção de mudas de Mogno Africano para os técnicos e colaboradores da instituição, no Horto Municipal. A capacitação foi ministrada pelo Professor Doutor em Agronomia, Produção e Tecnologia de Sementes, Breno Marques da Silva e Silva, que orientou os servidores sobre o sistema de produção de mudas e sobre os cuidados com o desenvolvimento até o plantio em local definitivo da espécies.

A Prefeitura de Macapá recebeu a doação de aproximadamente 5 mil sementes de Mogno Africano, uma espécie nativa da África, que possui grande facilidade de adaptação climática. Nesta primeira etapa, os técnicos receberam orientações teóricas e práticas sobre o processo de germinação e sanidade da semente.

A Subsecretária Municipal de Meio Ambiente, Alana Soares, explica que esta é uma etapa muito importante para o desenvolvimento saudável da espécie e que as mudas produzidas posteriormente serão doadas para os agricultores como um incentivo para o reflorestamento.

“Esse é um momento para entender sobre a questão biológica, ecológica, tratos culturais, controle de pragas e doenças, para que posteriormente essas sementes sejam doadas para os agricultores”, afirma.