Rampa do açaí integra o projeto ‘Orla Viva’ e será revitalizado pela Prefeitura de Macapá

Local passará a ter píer em concreto, restaurante e banheiros, além de outras edificações

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Obra do local faz parte do projeto turístico Orla Viva, um investimento da Prefeitura de Macapá para estruturar a orla da cidade | Foto: Jesiel Braga/PMM

Um dos tradicionais pontos de desembarque de produtos que fomentam a economia local, como açaí, camarão e o peixe, será revitalizado. Na manhã deste sábado (19) o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, deu a Ordem de Serviço para a reforma da Rampa do Açaí, situada na orla da cidade. A medida conta com a reestruturação da área, além da construção de restaurante e banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Deficiência (PcD). 

A obra inclui a utilização do concreto armado com cobertura em telha curva, estrutura metálica, edificação para administração e fiscalização do local.  

Além disso, o espaço contará com a construção de um píer em concreto armado, com 60 metros de extensão e interseção em formato de “T” com 40 metros de largura. O investimento para a reforma foi de R$7.524.817,76, exclusivos do Tesouro Municipal. 

De acordo com o Prefeito Dr. Furlan, a iniciativa é mais um estímulo e valoriza os  microempreendedores da região, que utilizam o espaço para transportar alimentos até a cidade de Macapá. 

“A gestão tem o compromisso de oferecer melhores condições de trabalho aos nossos microempreendedores. Com a revitalização da Rampa do Açaí, eles terão um espaço mais agradável e poderão trabalhar com dignidade. Esse lugar atrai a população e faz parte da história da nossa cidade”, destaca. 

A reestruturação do local será realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). 

“A partir dessa reforma esses empreendedores que trabalham dia e noite terão um espaço com cobertura moderna, banheiros, restaurante e um píer em formato de “T”. A obra facilitará o escoamento dos produtos, e vai atrair visitantes para o local”, disse Rondinelle Machado, subsecretário de Obras.

O espaço oferece aos empreendedores oportunidades de negócios gerando renda e fomentando o empreendedorismo local.

“Além de ser um ponto turístico para os moradores e turistas, esse local terá um papel fundamental: garantir a dignidade aos 120 produtores que trabalham diariamente na rampa. É crucial que esse espaço seja construído e adaptado para atender às necessidades deles”, destaca Marciane Santo, secretária da Semtradi.

 

O representante dos batedores de açaí, Nilson Nogueira, trabalha com a comercialização do fruto há mais de 15 anos. Para ele, a revitalização representa valorização e respeito com todos que trabalham dia e noite no local. 

“Me alegro e sinto que meu trabalho está sendo respeitado. Essa obra vai melhorar e engrandecer nosso segmento. Vamos ter melhores condições para continuar trabalhando e ganhando nosso dinheiro”. 

Projeto Orla Viva

A obra do local faz parte do projeto turístico Orla Viva, um investimento da Prefeitura que busca estruturar a orla da cidade com praças, áreas de contemplação, quadras de esportes, reformas de infraestrutura e iluminação de led. Além disso, o projeto objetiva fomentar o turismo e a economia da cidade, beneficiando os trabalhadores da rampa do açaí. 

Integram também o projeto, a Praça Jaci Barata, Praça Izaque Zagury, o Complexo de Lazer Marlindo Serrano, no Araxá, o Skate Parque e Trapiche Eliezer Levy. Além disso, cinco vias da orla foram pavimentadas e recapeadas. São cerca 4 quilômetros de extensão, ruas e avenidas revitalizadas pela Prefeitura de Macapá.