‘Quando eles estão lá eu vou trabalhar sossegada’, diz mãe de dois estudantes da creche no Conjunto Macapaba

Em 2021 a Prefeitura triplicou o número de vagas de maternal com a abertura de seis creches pela primeira vez.

Por *Isadora Carneiro - Secretaria Municipal de Educação

Com a pandemia causada pela Covid-19, as famílias tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Neste cenário, conciliar as tarefas de casa, do trabalho e da criação dos filhos tornou-se algo bem difícil.

A Sandra Cambraia é moradora do Conjunto Habitacional Macapaba e é mãe de dois meninos, o Kaleb Pietro e o Lucas Gabriel, de três e cinco anos de idade, respectivamente. Em 2020 não foi fácil lidar com a criação dos dois e ainda ter de trabalhar para garantir o sustento familiar.

“A pandemia representou um grande desafio pra gente, pois não podíamos sair para trabalhar”, destaca Sandra.

Tempo livre
Lucas é uma criança hiperativa e Kaleb possui dificuldade de interação com os demais, o que exige de Sandra uma maior atenção. Mãe coruja, ela se dedica ao máximo na educação deles, porém ela encontrava dificuldades na hora de ir trabalhar, por não ter com quem deixá-los.

Com o início dos serviços da Creche Eliana Azevedo, realizado este ano pela primeira vez pela Prefeitura de Macapá, as mães do habitacional tiveram a oportunidade de pleitear uma vaga para seus filhos, garantindo assim um tempo livre para seus demais afazeres. Autônoma, ela se sente grata pelo serviço que ela e seus filhos recebem.

“Esse era um serviço que nós sonhávamos há muito tempo. No período em que eles estão na creche eu consigo ir trabalhar sossegada, sabendo que eles estão em segurança e recebendo educação de qualidade”, disse Sandra.

A creche do Conjunto Macapaba possui capacidade para atender cerca de 400 crianças, na faixa etária de 1 a 5 anos.

Cuidado que foca no desenvolvimento
Através do acompanhamento realizado na creche, os irmãos vêm demonstrando melhorias em seu desenvolvimento. Antes, as interações de Kaleb limitavam-se apenas ao irmão mais velho e aos parentes, mas aos poucos isso está mudando.

O aprendizado deles tem acontecido de forma progressiva e todos os dias eles saem da creche com algum novo ensinamento. O sentimento de felicidade toma conta da mãe ao acompanhar esse processo.

“Fico muito feliz que agora ele consegue desenvolver diversas atividades. Ele aprende muito com as professoras, principalmente na questão da leitura e no reconhecimento das letras”, diz.

O processo de ensino-aprendizagem na creche é realizado de forma conjunta, com o envolvimento de todos os profissionais da Educação. Tudo é feito com muito cuidado, desde a entrada, até a hora do lanche e os jogos educativos.

Segurança Alimentar
Dentro da creche, o bem-estar e a nutrição dos alunos é prioridade. A unidade oferece alimentos para a hidratação das crianças no início da manhã, com uma fruta da preferência do estudante.

Este cardápio é sempre variado, seguindo orientações de uma equipe de nutricionistas. As merendeiras são capacitadas para utilizarem as melhores técnicas de manipulação da merenda escolar, para que as crianças possam receber os nutrientes necessários, auxiliando no seu crescimento e aprendizado.

Nesse ambiente, os estudantes, além de contar com a qualidade no ensino e a garantia de um desenvolvimento adequado, também recebem alimentação nutritiva e saudável.

Pensando nos alunos com restrição alimentar, uma variação no cardápio está sendo desenvolvida para crianças com alergias, intolerâncias e deficiências, pois necessitam de uma alimentação específica.

Além da alimentação garantida nas creches, os estudantes também receberam o benefício do Cartão Merenda, contribuindo para a alimentação desses estudantes fora da escola.

“Para alguns pode ser pouco, para outros é uma refeição completa na escola e é uma grande complementação na alimentação das crianças em casa. A alimentação deles agora possui muito mais frutas e verduras”, disse Sandra.

Novas Creches
No ano de 2021, a Prefeitura de Macapá triplicou o número de vagas nas creches municipais. Além das creches Tio João e Tia Chiquinha, o município abriu pela primeira vez as creches Eliana Azevedo, Tio Markel, Raimunda Santana, Wanderleia Cruz, Patrícia Chucre e Sérgio Coutinho. Uma outra creche será repassada nos próximos meses pelo Governo do Estado ao município. Esta unidade está localizada no Conjunto Habitacional Miracema, na zona norte da capital.

Além disso, o prefeito Dr. Furlan também já assinou a ordem de serviço para a construção de mais 04 creches, são elas: Creche Lagoa Azul, no bairro Amazonas, Creche Tio Soró, na Fazendinha, Creche Sol Nascente, no Boné Azul, e a Creche Sambódromo, no bairro Universidade, possibilitando assim, em 2022, mais de 1.600 novas vagas.

Das quatro ordens de serviço, três são de creches onde as obras estão paralisadas há 12 anos. São elas: Creche Lagoa Azul, Creche Tio Soró e a Creche Sol Nascente. As obras estão sendo custeadas com verbas federais e contrapartidas do Tesouro Municipal.

*Estagiário sob orientação da Secretária Municipal de Educação.