Protege Macapá: Cobertura Vacinal contra a Influenza avança e chega em 72,95% na capital

Resultado reflete nas estratégias de prevenção e tratamento realizadas pela Prefeitura de Macapá

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Meta da Prefeitura é vacinar 90% da população macapaense | Foto: Arthur Alves/PMM

Com a intensificação das iniciativas do “Programa Protege Macapá – Vacine Contra Gripe”, da Prefeitura de Macapá, a capital alcançou nesta sexta-feira (26) 72,95% da cobertura vacinal entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores, integrantes do grupo de risco.

A meta das Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa) é atingir 90% da população macapaense. Cerca de 113.990 doses de imunizantes contra a Influenza foram aplicadas em pouco mais de dois meses.

O avanço é resultado das estratégias de prevenção e tratamento realizadas pelas pastas, como a implementação do horário alternativo para funcionamento das salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); busca ativa para a vacinação de todas as pessoas acima dos seis meses e sem comorbidades, por meio de ações itinerantes com equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) em área; vacinação itinerante em creches municipais e outros pontos e adoção de protocolo de tratamento médico para casos diagnosticados.

Outros dados

Quantidade de 1ª dose aplicada: 8.529
2ª dose: 4.282
Dose única: 101.179
Cobertura vacinal nos povos indígenas: 122,48%

Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).