Proler promove 3º Encontro de Mediadores de Leitura

De 24 a 26 de novembro acontece o III Encontro Anual de Mediadores de Leitura do Proler Municipal de Macapá, que este ano tem como tema Políticas Públicas de Leitura: professor mediador e os desafios para a construção de um município leitor. A abertura será às 18h desta quinta-feira, 24, na Escola Graziela Reis de Souza, com contação de história e a palestra “Leitura como Direito Humano”, ministrada pela Professora Dra. Angela Ubaiara, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). A programação será marcada por palestras e oficinas.

 

O Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura -, do Ministério da Cultura, é o programa de leitura mais antigo do Brasil, atuante há 23 anos. Firmou convênio com a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2013 e, desde então, vem fazendo mediação de leitura para os professores da rede municipal de ensino e levando alegria, por intermédio das histórias, às crianças. Nesses quatro anos de funcionamento na rede municipal já atendeu cerca de 1.500 professores, mais de 3,5 mil alunos e mais de 2.000 pessoas da comunidade em geral, além de profissionais de outras áreas, estimulando a formação de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares, e na formação de mediadores de leitura.

 

Programação

 

1º dia – 24/11 (quinta-feira)

 

18h – Credenciamento;

18h30 – Apresentação cultural- contação de história;

18h45 – Cerimônia de abertura;

19h30– Palestra: Leitura como Direito Humano – palestrante: Dra. Angela Ubaiara/Ueap;

20h30 – Intervenção da plenária;

21h – Encerramento.

 

2º dia – 25/11 (sexta-feira)

 

Oficinas

Manhã: 8h às 13h

 

3º dia 26/11 (sábado)

 

Manhã

8h – Credenciamento;

8h30 – Apresentação cultural da Escola Estadual Josefa Jucileide – Emília a Boneca Gente;

9h – Palestra com Volnei Canônica /SP;

Tema: Políticas públicas de leitura – Centro de Leitura Quindim de São Paulo;

10h30 – Intervenção da plenária;

11h – Relatos de experiência – 02 escolas;

12h – Certificação / Encerramento.

 

Palestrantes

 

Volnei Canônica: formado em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC/RJ. É diretor do Centro de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura. Também foi jurado de vários prêmios literários. É o idealizador do Centro de Leitura Quindim em São Paulo.

 

Angela Ubaiara: doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (2008) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (1999). É membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (Feusp). Consultora pedagógica em unidade escolar pública e privada. Atualmente é professora no curso Técnico em Meio Ambiente, do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza. Coordenadora da sala ambiente Projeto Vivencial do curso de especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Amapá. Orientadora Pedagógica do Colégio Santa Bartolomea Capitanio. Tem experiência na área de Políticas Públicas em Educação, Psicologia e Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissionalizante.

 

Rita Torrinha/Asscom Semed