Projetos da Prefeitura de Macapá incentivam o desenvolvimento agrícola e a produção familiar do município

As ações desenvolvidas de forma integrada pelo Município fomentam a agricultura, cuidado ao meio ambiente e conscientização da sociedade.

Por Naiara Milhomem e Bruno Monteiro - Secretaria de comunicação Social

Nesta quarta-feira (28) é comemorado o dia do agricultor. A Prefeitura de Macapá executa projetos que beneficiam a agricultura familiar e fomentam o desenvolvimento agrícola do nosso município e distritos, alcançando centenas de famílias e aproximando comunidades distantes das práticas do comércio verde.

As ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e integram comunidade e agricultores através de práticas que valorizam o setor agrícola e incentivam o cuidado ao meio ambiente.

Todos os trabalhadores agrícolas se distribuem em regiões do município de Macapá que se dividem em distritos, polos e comunidades. Como o polo da Fazendinha, distrito do Coração, distrito do Bailique Conceição do Macacoari, Santo Antônio da Pedreira – Ressaca da Pedreira, Abacate da Pedreira –, distrito de Santa Luzia, distrito do Pacuí, distrito do Carapanatuba, distrito do Tracajatuba, com a Comunidade das Acácias, onde é desenvolvido a psicultura.

Agricultores da comunidade Abacate da Pedreira.

Projetos

Verde Ciência
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto busca adaptar o entorno da Semag para um polo de visitas com técnicos agrícolas, transformando em um ambiente totalmente educativo voltado para alunos da rede pública do Município, reunindo crianças e adolescentes para que entendam a importância do meio ambiente para sobrevivência do planeta.

Identidade do Agricultor
Para conhecer de perto os agricultores dos distritos e comunidades e suas necessidades e dificuldades, fazendo cadastros de produtores e ajudando em ações com insumo e maquinários. Esse é da Secretaria Municipal de Agricultura com o Identidade do Agricultor.

Feira Agricultura e Arte
O projeto vai para a sua 4° edição e acontece sempre no primeiro dia de cada mês. Sob a coordenação do extensionista rural Mário Vieira, que cuida da inclusão dos produtores através dos cadastros realizados nos distritos, incluindo a escola da família Agrícola do Pacuí. A feira acontece na praça Chico Noé, na avenida General Rondon com Ana Nery, Laguinho.

“Objeto é desenvolvimento social e econômico do agricultor familiar, movimentando tanto a economia municipal como a do agricultor. Esse incentivo atende ao mercado local com o escoamento da produção, fomentando toda a cadeia produtiva, contando com o transporte e a infraestrutura necessária”, explica o gestor da Semag, Raimundo Costa.

Peixe Vivo
Iniciativa que movimenta a economia do setor de piscicultura e estimula o consumo de peixe a preço acessível. Com destaque na Semana Santa e realizada também durante a Feira Agricultura e Arte, o peixe vendido é a pirapitinga, custando entre R$ 14 e R$ 16 o quilo.

Verde Liberdade
Projeto em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado voltado para detentas que cumprem medidas de reclusão penal no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá. A iniciativa busca incentivar o empreendedorismo verde, a fim de profissionalizar e prepara-las para a ressocialização. Mano, as vezes

Comitês

Setor Produtivo
O Comitê Municipal do Setor Produtivo tem como objetivo considerar a necessidade de estabelecer políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor e da agricultura familiar em Macapá. O comitê possibilitará que os produtores rurais tenham acesso a linhas de créditos, além de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Setor Produtivo
O Comitê do Setor Produtivo é coordenado pelo prefeito de Macapá, que será auxiliado por representantes das Secretarias Municipais do Gabinete Civil (SecGabi), Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Agricultura (Semag) e do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam).

Açaí
Para incentivar o desenvolvimento econômico por meio de um dos frutos mais rentáveis da região, a Embrapa oferta 50 mil mudas açaizeiro de terra firme e a Secretaria Municipal de Agricultura disponibiliza técnicos para cursos de manejo do açaí para capacitação dos produtores da agricultura familiar com a comunidade do Lontra da Pedreira.

Compõem o Comitê a Prefeitura de Macapá, Embrapa, Sebrae e Banco da Amazônia.