Projetos buscam fortalecimento da cadeia produtiva do açaí em Macapá

Propostas prevêem micro-crédito aos pequenos negócios e selo de qualidade aos batedores de açaí.

Por Mônica Silva e Wellington Diego Barros* - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Entre as propostas, Augusto Félix e Edinoelson Careca discutiram a realização do Festival do Açaí

Um encontro entre o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Augusto Félix, e o vereador Edinoelson Careca (PROS) discutiu os avanços, alternativas e as formas de organizar a produção do açaí na capital. A reunião aconteceu na terça-feira (25), na Câmara Municipal de Vereadores.

Na ocasião, o secretário municipal e o parlamentar trataram de questões relacionadas a viabilidade de execução de um projeto de microcrédito voltado aos empreendedores da cadeia produtiva do açaí, que poderá ser executado por meio de uma parceria junto ao Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

Também foi discutido a proposta de promover capacitação para os batedores, a criação de um selo que ateste a qualidade do produto e a realização do Festival do Açaí, a fim de dar maior visibilidade a cadeia produtiva do produto.

“São propostas e projetos ainda em construção, mas estamos alinhando os detalhes e fomentando as ideias para que nossos empreendedores possam movimentar a cadeia produtiva com mais qualidade e maior rendimento”, disse o titular da Semtradi.

Autor da Lei Municipal nº 063/2021, que institui o 5 de setembro como o Dia Municipal do Açaí, Edinoelson Careca garantiu o suporte às solicitações feitas pela Semtradi e prometeu empenho e celeridade no processo de concretização das mesmas.

“Tudo o que foi discutido será tratado com propriedade e já vamos estudar as maneiras de avançar com as parcerias. Queremos diretrizes inovadoras, como a melhoria e incentivo da cadeia produtiva do açaí na capital”, destaca o parlamentar.

*Estagiário sob supervisão da Semtradi.