Projeto Oficina de Pipas leva jovens para empreender no Macapá Verão

De uma forma divertida e descontraída, os alunos da oficina participaram de uma feira de exposição durante o Festival de Pipas neste sábado (16).

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Jovens venderam as pipas confeccionadas por eles durante a oficina | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Neste sábado (16), jovens e adolescentes do projeto de Oficina de Pipas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Esperança, comercializaram as pipas confeccionadas durante o curso no balneário da Fazendinha. A iniciativa capacitou e habilitou o público juvenil para o mercado do empreendedorismo.

De uma forma divertida e descontraída, os alunos da oficina participaram de uma feira de exposição durante o Festival de Pipas promovido pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), durante programação do Macapá Verão 2022.

O secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, destaca a inovação da juventude no mercado de trabalho por meio da capacitação voltada ao meio empreendedor. “A partir do momento que esses jovens se envolvem no projeto pela diversão, eles também se capacitam, aprendem novos conhecimentos de como empreender e de como garantir uma renda extra. De uma oficina de pipa pode nascer um jovem empreendedor e é isso que a gente quer incentivar, transformar vidas com novas oportunidades”, ressalta o gestor.

A Oficina de Pipa teve duração de duas semanas, cerca de 180 pipas foram confeccionadas pelos próprios alunos. O dinheiro arrecadado com as vendas será dividido entre os oficineiros.

Alguns jovens pensam em continuar confeccionando pipas e ganhando um dinheiro extra, é o caso do estudante, Edwilli de Jesus Silva, de 17 anos.

“Aqui no Macapá Verão está sendo muito legal, além de poder se divertir, a gente também está vendendo muitas pipas. Eu vou continuar colocando em prática o que aprendi, não só a montagem da pipa, mas também fazer disso um meio sustentável de vida para ganhar um dinheiro com meu trabalho”, concluiu o oficineiro. 

Edwilli de Jesus ficou feliz por ter conseguido ganhar um dinheiro extra com a venda de pipas | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Para o coordenador do Cras Esperança, Marcos Abelardo, o resultado do projeto Oficina de Pipas superou as expectativas.

“A exposição das pipas foi um momento satisfatório que envolveu todos os nossos alunos oficineiros, que aproveitaram para pôr em prática tudo o que aprenderam com técnicas de vendas e apresentação do produto. Tudo foi um sucesso, tanto que a pedido da turma vamos dar continuidade ao projeto”, celebra o coordenador. 

Empinar pipar é uma das brincadeira preferidas de crianças e jovens | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Oficina é promovida pelo CRAS Esperança | Foto: Alexandra Gomes/PMM