Projeto Despertando Atletas inicia retomada gradual das atividades da escolinha de futebol no Infraero 1

Foto: Arquivo – antes da pandemia

Desde 2015, a Prefeitura de Macapá desenvolve o projeto social esportivo denominado Despertando Atletas. São centenas de adolescentes em quatro polos distribuídos em bairros da capital. Com a pandemia da Covid-19, todas as atividades foram paralisadas, e agora a escolinha de futebol do bairro Infraero 1, na zona norte, retoma nesta segunda-feira, 24, a partir das 16h30, de maneira gradual, as aulas na arena Lalauzão.

Ao longo dos anos, o Despertando Atletas vem contribuído para a melhoria do desempenho escolar dos alunos na faixa etária de 15 a 17 anos, já que, para participar, boas notas e assiduidade são exigências. Para o retorno no Infraero 1 o projeto irá contar com 35 alunos. Todas as normas e protocolos de segurança serão tomadas como o uso de máscara e de álcool em gel. A Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer disponibilizou coletes, bolas, cones e equipamentos de treinamento funcional para o retorno. 

As atividades do Despertando Atletas ocorrem no contraturno escolar. As aulas serão as segundas e quartas-feiras, das 16h às 18h. A intenção da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer é fazer uma avaliação de como será o retorno para que, em seguida, os outros polos também reiniciem suas atividades.

“A gente decidiu reiniciar de maneira gradual e seguindo todos os protocolos de segurança e higiene, para que possamos avaliar e saber se poderemos retomar também nos demais polos”, disse Henrique Bastos, diretor de Esportes da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer.

Os alunos do projeto no Infraero 1, além de contar com as orientações do instrutor de futebol, terão apoio de um professor de educação física, que irá ajudar a melhorar o desempenho da garotada dentro de campo. Igo Santos, que irá comandar o projeto na zona norte, está otimista. “Os alunos já estavam apreensivos pelo retorno. Mas, como houve todo problema do Coronavírus, tivemos que parar mesmo. Vamos reiniciar seguindo todas os protocolos de segurança e esperamos não parar mais. Até porque o projeto é fundamental para essa garotada”, finalizou.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação