Projeto de valorização da história e cultura afro na escola é discutido com grupos do Marabaixo

Nesta quarta-feira (28) foi apresentada a minuta do projeto que está em construção.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular

Trabalhar a cultura do Marabaixo nas escolas é o foco do projeto que foi apresentado na manhã desta quarta-feira (28) a grupos tradicionais de Macapá. O objetivo é evidenciar através de práticas pedagógicas o contato dos alunos com a histórica e cultura afro-brasileira com foco no estado do Amapá.

A iniciativa de implantação do projeto é da Secretaria de Mobilização e Participação Popular (SEMMOP), Secretaria de Educação (Semed) e Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

Segundo a secretária Rayssa Furlan, a ideia é desconstruir estereótipos e preconceitos, desenvolver um sentimento de pertencimento étnico cultural e trazer o Marabaixo como dispositivo educativo. “A escola é essencial para formar pessoas que compreendam a importância da nossa cultura afro. Reunimos as secretarias para promover essa educação antirracista”, conclui a gestora da Secretaria Mobilização Popular.

Foto: Adevaldo Cunha

Como vai ser
A minuta do projeto propõe que duas escolas sejam escolhidas para dar o pontapé inicial, uma na área quilombola e outra na urbana. As atividades serão realizadas em momentos semanais e mensais, além disso, haverá formação continuada para os professores.

“Vamos preparar nossos docentes para abordar o assunto em sala. Sabemos que muitos ainda encontram essa dificuldade, até mesmo pelos estereótipos fixados” explica o coordenador de Diversidade da Semed, Bruno Marcelo.

A diretora do Improir, Maria Carolina, ressaltou a importância da escuta dos grupos tradicionais. “Trouxemos para esse momento alguns representantes do Marabaixo para que eles possam dar sua opinião sobre o projeto ou sugerir outros caminhos”, disse.

“Podem contar com todo o nosso apoio. Projetos como esse nos fazem resgatar nossa história e cultura. Eu também gosto muito de ensinar e seria ótimo compor a iniciativa. Vamos em frente”, disse Laura do Marabaixo.

Dr. Furlan agradeceu a presença e empenho das secretarias envolvidas. “Vamos juntos trabalhar para uma educação igualitária”, destaca o prefeito.