Projeto de música Tome Notas é implantado no Abrigo Marluza Araújo

“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”, pensamento do filósofo Aristóteles, que mostra o que a música tem feito na vida de crianças e jovens acolhidos na Casa Abrigo  Marluza Araújo (Cama), que participam do projeto Tome Notas, da Prefeitura  de Macapá.

O abrigo recebe adolescentes de 12 a 18 anos em vulnerabilidade social, abandonadas pelas famílias ou que estão sob proteção judicial por terem seus direitos violados. Atualmente, quatorze jovens estão no abrigo. E são eles que estão tendo contato com a música, que serve como instrumento de descobertas e terapia para enfrentar possíveis traumas.

 

O menor das iniciais D.P.J, que tem 12 anos, sofre de esquizofrenia, mas carrega um violão para onde vai. Ao ser perguntado o que a música representa para ele, o mesmo respondeu: “Vida, é uma maneira de sentirmos as coisas e nos expressarmos”.

 

A coordenadora do Plano Conviver Bem, da gestão municipal, Rozana Duarte, informou que o projeto foi implantado no Residencial São José e irá também para o Açucena, Mucajá e Mestre Oscar. “É uma linda iniciativa que tem uma mudança significativa na vida desses jovens. A música transforma e vemos isso desde o olhar”, enfatizou.

 

O projeto funciona todas as quintas, às 16h, com o professor e cantor Nitai Silva.

 

Lilian Monteiro 

Assessora de comunicação/Semast