Projeto Aluno Auditor transforma estudantes em fiscalizadores de políticas públicas dentro do ambiente escolar

“A escola é a nossa segunda casa, é um local que devemos cuidar. Aqui, aprendemos a observar cada parte e como podemos ajudar a melhorar, aprendemos como ser cordiais. Eu fiquei muito feliz ao saber que iria participar desse projeto. Agradeço a todos os professores que estão nos ensinando a cuidar da nossa escola”, comentou a aluna Sabrina Batista, da unidade de ensino Maestro Miguel, onde a equipe da Controladoria Geral do Município (Cogem) deu continuidade à sexta fase do projeto Aluno Auditor, nesta terça-feira, 22.

A iniciativa realizada pela Prefeitura de Macapá tem como finalidade fomentar a cidadania ativa em estudantes, professores e demais colaboradores no ambiente escolar. De acordo com a controladora-geral do Município, Nair Mota, o Município pretende ampliar o projeto em 2020, atendendo mais quatro escolas da rede. “Inicialmente, fazem parte do projeto piloto 21 alunos, estudantes das escolas municipais Maestro Miguel, Maria Celes Coutinho, Maria José dos Santos Ferreira e Raimunda Lima Guedes na condição de Alunos Auditores. Nossa meta é abraçar mais quatro escolas em 2020, sendo duas na zona urbana e duas na área rural”, adiantou.

 

Na Escola Maestro Miguel, os estudantes avaliaram a própria sala de aula. Os alunos discutiram com os professores soluções para os problemas apontados e construíram em conjunto medidas criativas para encontrar soluções com envolvimento da comunidade escolar. Para a diretora, Andrea Penante, a satisfação em participar do projeto é enorme. “Ele auxilia toda a equipe a melhorar aquilo que nossos olhos não veem na correria do dia a dia, e os alunos nos ajudam dessa maneira a manter o ambiente sempre organizado, mais saudável, para sempre proporcionar um local mais confortável para todos”, explicou a diretora.

 

A ação do projeto Aluno Auditor continua na próxima semana na Escola Maria Celes Coutinho, no bairro Ipê, zona norte da cidade

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Gabriel Flores