Nesta segunda-feira (25), o Conselho Tutelar da Zona Oeste deu início à 1° Ação Crianças e Adolescentes Vivendo em Comunidade, uma programação com serviços voltados para as famílias com crianças e adolescentes que residem na zona oeste de Macapá.
Durante a abertura do evento, os participantes puderam contar com atendimentos de saúde com pediatra, clínico geral, odontólogo do Exército Brasileiro e palestra sobre saúde bucal ministrada por alunos da Faculdade de Macapá (Fama). A imunização de rotina que inicia nesta terça-feira (26) está sendo feita por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marabaixo.
Além dos atendimentos médicos, serviços de orientação jurídica nas Áreas da Infância e Família são oferecidos pela Defensoria Pública do Estado do Amapá. De acordo com a conselheira tutelar Érica Serra, a ação tem por objetivo fazer com que as crianças e adolescentes não só tenham acesso aos serviços, mas que todos possam conhecer mais sobre o papel do Conselho Tutelar na sociedade.
“Muitos definem o Conselho Tutelar como órgão repressor, mas estamos aqui para acolher e garantir que o direito de nossas crianças e adolescentes sejam respeitados. Portanto, nesta ação, as famílias da zona oeste poderão receber o atendimento e também se aproximar do nosso ambiente de trabalho e conhecer mais das nossas atividades”, disse a conselheira.
Momento de homenagens
Um dos momentos que marcou a abertura da ação foi a inauguração da sala lúdica Yallison Andrade de Moura, idealizada pelo Conselho em homenagem ao menino Yallison, de 9 anos, que morreu em setembro deste ano alvejado durante um confronto de facções criminosas no bairro Marabaixo IV. A abertura do novo ambiente contou ainda com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Macapá.
“Agradeço ao Conselho pelo acolhimento e pela homenagem ao meu filho, que não pôde estar aqui, mas está no céu e em nossos corações. Portanto, agradeço pela linda homenagem”, disse a mãe de Yallison, Edineuza Lobato.
O evento ocorrerá até a quarta-feira (27), no horário das 8h às 12h. O prédio do Conselho Tutelar da Zona Oeste fica localizado na Rua Ranolfo de Souza Gato, s/n, bairro Marabaixo 3.