Programação de férias reúne crianças de Macapá com atividades recreativas no Cras Igualdade

Iniciativa trabalha de forma lúdica a conscientização do público infantil sobre direitos e deveres.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Atividade vem para ensinar de forma lúdica e divertida questões sobre o ECA, direitos e deveres | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Nesta terça-feira (20), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Igualdade, deu início a uma programação especial de férias voltada para o público infantil. A ação atende cerca de 25 crianças com atividades de lazer, recreação, cinema, oficinas e teatro de fantoches que abordam questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direitos e deveres.

“Incentivar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças é uma valiosa ferramenta para formação desses pequenos cidadãos. E todo o trabalho da nossa equipe de profissionais dos Cras tem sido muito importante para mudanças benéficas que resultam ainda mais no fortalecimento da relação familiar”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes.

De acordo com a psicóloga do Cras, Keila Gouveia, a programação busca conscientizar o público infantil sobre princípios, valores e também o fortalecimento dos vínculos familiares. 

“A ideia da programação do Cras nas Férias tem como objetivo trabalhar de forma lúdica os direitos e deveres no convívio social, além disso abraçar essas crianças por meio de brincadeiras para que elas tenham um momento de lazer e diversão. Com isso, buscamos aproximar pais e filhos dentro da relação familiar”, ressalta a psicóloga.

A estudante Leuciane de Souza, de 12 anos, é uma das crianças atendidas na ação. Ela avalia o primeiro dia de programação de forma positiva e diz que está aproveitando cada momento. “Estou adorando estar aqui brincando com meus amigos e aprendendo coisas novas também. Está sendo muito divertido”, diz.

Já o participante Ruan Leno Braga, de 13 anos, não escondeu o espírito de competitividade depois de ganhar, com sua equipe, os jogos de tabuleiro. Ele destacou que o que mais gosta de fazer é competir com os amigos. “Eu gosto de brincar, de desenhar e também de ganhar. Tudo isso na companhia dos meus amigos”, conta emocionado.

A programação encerra no sábado (23) e neste dia acontecerá na Fundação Marias da Esperança. Será uma manhã cultural de arte circense, contação de histórias, palhaçaria, além da distribuição de lanches e brindes.

Ação atende cerca de 25 crianças com atividades de lazer e recreação | Foto: Alexandra Gomes/PMM