Programação da Prefeitura de Macapá leva atendimento de saúde, estético e financeiro a feirantes da capital

Evento é em comemoração ao Dia do Feirante. Ações aconteceram na Feira Maluca e na Feira do Novo Horizonte.

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Feirante com qualidade de vida é feirante feliz. Esse é o lema das ações da Prefeitura de Macapá para celebrar o Dia do Feirante. Nos dias 24 e 25, os trabalhadores da Feira Maluca, na zona sul, e a Feira do Novo Horizonte, na zona norte, receberam atendimento em saúde e estética, orientação em linhas de crédito e sorteio de prêmios.

O evento foi executado através da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sicredi, Beleza Centro Técnico e Centro de Formação Profissional em Cabeleireiro Nilreth. O objetivo da iniciativa foi agraciar e condecorar os trabalhadores das feiras municipais pela sua data, em 25 de agosto.

Em cada local, dois dos mais antigos empreendedores receberam uma homenagem do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e do secretário da Semtradi, Rafael Gato.

“Eu olho para cada feirante como se fosse meu pai, porque ele começou a vida profissional trabalhando em feiras. Então, gostaria que todos os empreendedores das dezessete feiras que administramos se sentissem acolhidos pela Prefeitura de Macapá, que vem trabalhando para manter uma boa relação com esses trabalhadores, através de campanhas como essa, fiscalizações, cadastro e recadastro, capacitação e acesso a financiamento, limpeza dos mercados”, disse o gestor da Semtradi.

A Semsa, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), realizava teste rápido, vacinação contra sarampo e influenza, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e atendimento médico clínico.

O Sicredi, uma instituição financeira cooperativa, divulgava e orientava sobre linhas de crédito para os feirantes e outros serviços, como portabilidade de salário, cadastro positivo, crédito responsável, e outros serviços. Já a Beleza Centro Técnico e o Centro de Formação Nilreth, faziam corte e tratamento de cabelo masculino e feminino. O público alvo eram os feirantes, mas a população também foi atendida.

“Trabalho aqui há dois anos e vendo frutas. O corte de cabelo foi a primeira ação que participei, depois fiz quatro tipos de exame com a Semsa e agora estou esperando o resultado. Achei muito bom, estou me sentindo privilegiada pela Prefeitura ter vindo até nós e trazer todos esses serviços”, falou Elidiane Silva, de 22 anos, empreendedora da feira do Novo Horizonte.

Dom Robson Sousa, 42 anos, concessionário de um box chamado Sorveteiro Amigo, contou que trabalha há dois anos na Feira Maluca, mas que trabalha com sorvete há aproximadamente dezoito anos.

“A festa está muito bonita! Essa celebração do Dia do Feirante é muito importante, não somente para nós da Feira Maluca, mas para toda a comunidade daqui, que achou interessante. Quero parabenizar a Prefeitura de Macapá pela iniciativa, por cuidar bem da feira e por atender as demandas”, comemorou Dom.

Ao fim de cada dia de evento, os empreendedores participaram de sorteios de prêmios. Houve ainda premiação para a quem dissesse a melhor frase para atrair fregueses e também para quem descamasse peixe mais rápido.