Programa ‘Saúde para Todos’ da Prefeitura de Macapá atende moradores da Baixada Pará

Durante a ação, os moradores passaram por consultas médicas, receberam vacinação e foram orientados sobre os benefícios do Cadastro Único e do Bolsa Família

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Neste sábado (20), a Prefeitura de Macapá promoveu uma ação itinerante de saúde na baixada Pará, bairro Pacoval, e levou serviços da Atenção Primária. A iniciativa garante que um número maior de moradores da localidade  tenham acesso aos cuidados essenciais de saúde. 

Serviços médicos para crianças e adultos, vacinação de rotina, além de atendimento nutricional e orientações sobre Cadastro Único e Bolsa Família, fizeram parte da programação.

Cíntia Castro, é moradora da localidade e teve acesso aos serviços de saúde durante a ação. Ela garantiu a consulta de seu filho Heitor com o pediatra e atualizou sua caderneta vacinal.

“Fui atendida pelo clínico geral, enquanto meu pequeno Heitor teve uma consulta com o pediatra e recebeu as vacinas necessárias. Às vezes fica difícil irmos até a UBS para consulta, então receber este atendimento praticamente dentro de casa facilita e ajuda muito nós, moradores da Baixada Pará”, disse.


A Iniciativa faz parte do programa ‘Saúde para Todos’, criado pela gestão municipal, como uma forma de promover atendimentos acessíveis e de livre demanda para a comunidade. O Serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em conjunto com a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Érica Aymoré, Secretária Municipal de Saúde, ressalta a importância da colaboração das secretarias. Ela explica sobre a necessidade de uma ação integrada para otimizar os resultados e promover um ambiente mais saudável para a população.

“Essa abordagem integrada melhora a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades mais vulneráveis. Ao levar atendimentos às populações com dificuldades no acesso à saúde, conseguimos identificar também quais são as outras necessidades das famílias” disse.

confira mais fotos