Programa Saúde na Escola inicia ação educativa nas escolas municipais

Medida busca abordar questões relacionadas à saúde dos estudantes

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Macapá deu início a uma ação educativa nas instituições de ensino municipais, como parte do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo da iniciativa é contribuir para o enfrentamento da vulnerabilidade e promover saúde e educação entre os estudantes. 

A primeira Escola de Ensino Fundamental (Emef) a receber a ação do PSE foi a Wilson Malcher, localizada no bairro Jardim Marco Zero. Aproximadamente 931 crianças receberam atendimento de saúde como vacinação, avaliação antropométrica e participaram de palestras sobre saúde bucal e prevenção da dengue. 

A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da divisão do Programa Saúde na Escola (PSE), em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A parceria estratégica entre as duas secretarias possibilita a implementação do programa nas escolas, para unificar a edição e o bem-estar. 

“Iniciamos na Wilson Malcher por sua referência nessa atividade. Depois, estenderemos o programa para outras escolas. Cada eixo abordado foi cuidadosamente pensado, com temáticas específicas para diferentes públicos-alvo, de forma que ajude na compreensão dos estudantes”, disse Benjamin Gadelha, coordenador do programa pela secretaria municipal de Saúde. 

A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), utilizaram abordagens criativas e lúdicas para conscientizar as crianças sobre a importância da higiene bucal e da prevenção da dengue. Com jogos de perguntas e respostas e atividades informativas às crianças.  

Segundo Claudia Moraes de Sá, coordenadora do programa pela Semed, a iniciativa tem como objetivo principal promover a saúde integral dos estudantes da rede municipal de ensino. Por meio de ações educativas e preventivas, o programa fornece informações para o desenvolvimento de hábitos saudáveis desde a infância.

“As crianças já recebem instruções sobre sua higiene e saúde em sala de aula, o programa reforça essas informações e amplia, permitindo que sejam incorporadas em suas rotinas diárias”, disse. 

Confira mais fotos