Programa Peixe na Mesa avança com escavação de tanques no Corre Água, em Macapá

Iniciativa da Prefeitura colabora com o crescimento econômico através da criação de peixes.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

12 tanques para a criação de peixes serão escavados no Pacuí | Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá inicia na próxima semana a escavação de 12 tanques para a criação de peixes na comunidade Corre Água, no distrito do Pacuí. O trabalho é parte do programa Peixe na Mesa, que fomenta a economia através da criação local e venda de pescado.

A escavação é realizada em conjunto pelas secretarias municipais de Agricultura (Semag) e Meio Ambiente (Semam), que atendem a solicitação dos moradores de comunidades e distritos para a emissão do licenciamento ambiental e construção dos tanques que beneficiam os piscicultores.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa, além de possibilitar a geração de renda através da criação e comercialização por conta própria, o projeto ainda beneficia esses profissionais com a participação nas vendas da Feira Agricultura e Arte, realizada mensalmente pelo Município.

“Após essa escavação, também há um acompanhamento técnico que auxilia a produção das espécies de peixe. Então, a Prefeitura de Macapá auxilia antes, durante e depois desse projeto, fomentando a piscicultura em diversas localidades. Ganha os produtores e ganha também a população consumidora”, explica.

Até o momento, outros 17 tanques foram escavados nas comunidades Ilha Redonda, São Pedro dos Bois e KM 20 e 39, além do bairro do Coração.

Como participar?
Para fazer parte do programa Peixe na Mesa, o piscicultor interessado deve solicitar uma licença ambiental, através da plataforma 1DOC, no site da Prefeitura de Macapá. Além disso, também há a opção de fazer o pedido presencialmente, no horário de 8h às 14h, no prédio da Semam, localizado na Rua Raimundo Ozanan, nº 23, bairro Central (em frente à praça Floriano Peixoto).

Após obter o licenciamento, o piscicultor pode solicitar a instalação do tanque no prédio da Semag, localizada na Rua Manoel Eudoxio Pereira, nº 2438, bairro Trem, que funciona de 8h às 14h.