‘Programa Educa Macapá’ promove formação para gestores da rede municipal de ensino

Formações acontecem até o dia 24 de março e são destinadas a gestores, professores e coordenadores das escolas do município

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Gestores participam da 1ª Formação de Gestores de 2023 I Foto: Mary Paes /PMM

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, nesta segunda-feira (20), à 1ª Formação de Gestores de 2023, do Programa Educa Macapá. As formações seguem até o dia 24 de março. Serão cinco dias de aprendizado para diretores, professores e coordenadores das escolas municipais.

A programação conta com as formações sobre fundamentação, princípios e contexto legal da gestão escolar na matriz Nacional Comum de Competências do Diretor; Estratégias para a organização do ano de 2023: foco na dimensão pedagógica com eixo nos pilares da docência; programa de ensino; proposta de rotina de aula; materiais estruturados e avaliação da aprendizagem.

Secretário de Educação Rodrigo Gomes, fala sobre a programação dos quatro dias do projeto Educa Macapá I Foto: Mary Paes/PMM

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, falou da importância dessas formações dentro do programa Educa Macapá. “As formações objetivam avançar em estratégias de ensino. Durante toda a semana serão apresentadas novas rotinas, novas matrizes curriculares e avaliações, entre outras atividades que visam fortalecer as dinâmicas pedagógicas nas escolas do município”, explicou.

Durante a tarde houve uma pausa para a entrega de placas de agradecimento aos gestores, cujas escolas se destacaram no ano de 2022, em relação a proficiência e avanços na avaliação Sispaeap (sistema que avalia o público do 2° ano) e escolas onde o 5° ano apresentou maior crescimento nas avaliações EpV (Educação pra Valer) e CAED (Centro de políticas públicas e avaliação).

Articuladora do programa Educa Macapá, Nádia Serique I Foto: Mary Paes/PMM

“Esse reconhecimento não é só pela gestão da escola, mas também pela união de professores, coordenadores, pais de alunos e comunidade escolar. Este é um ano de avaliações escolares e boas notas são benéficas às instituições de ensino”, explicou a articuladora do programa Educa Macapá, Nádia Serique.

Gestora Benedita Alcântara está animada com a programação do ”Educa Macapá” I Foto: Mary Paes / PMM

A Gestora Benedita Alcântara, da Emef Ana Maria da Silva Ramos, ressaltou a importância da formação para o entendimento do papel de liderança do gestor frente à instituição de ensino.

“Temos que ter ciência das nossas responsabilidades quanto ao acompanhamento de todo o processo que acontece dentro da escola, seja na parte material, psicológica ou educacional. Conhecer esses processos é fundamental para a unidade no desempenho educacional, tanto dos professores, quanto dos estudantes”, pontuou.

Tarjara Almeida, formadora da consultoria Lyceum I Foto: Mary Paes / PMM

Os cursos oferecidos são ministrados por formadores da Lyceum, consultoria parceira da Associação Bem Comum.

Sobre o Educa Macapá

O Programa Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá, com o intuito de fortalecer todas as áreas da Educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC).

Calendário de Formações

20 de março: Formação de Gestores (auditório da Fumcult)

21 a 23 de março: Formação de professores

24 de março: Formação de coordenadores pedagógicos

De 21 a 24 de março, as formações acontecem na Fatech (Faculdade de Teologia e Ciências Humanas), na avenida Cora de Carvalho, 1628 – Central, de 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fotos: Mary Paes/PMM